quarta-feira, maio 25, 2005

Hei, gente...hoje estou meio chateada, mas aliviada ao mesmo tempo...ontem cheguei a conclusao que a saude vai "mal das pernas" no nosso pais...nao digo em todo lugar, mas na minha cidade por exemplo a coisa esta "pra la de ruim"...explico-lhes o porque...
Ontem a tarde recebi um e-mail do Ricardo (filho da minha madrinha) , informando que minha irma estava passando por uma cirurgia de urgencia e mamae precisava falar comigo ...confesso que fiquei tao nervosa que nem consegui achar o PIN Code do cartao telefonico para telefonar...acabei ligando pelo telefone normal mesmo...mamae nao conseguia entrar em contacto conosco ja que a linha esta com problemas e so conseguimos ligar para as pessoas, quando alguem liga para a gente ou da sinal de ocupado ou cai na casa do meu sogro...
Minha irma tem sofrido com os miomas no utero ha 7 anos...uma luta e tratamentos que nao acabam mais... ela queria operar mas nenhum medico queria opera-la pois ela e muito jovem... assim, ela comecou tratamentos em Sao Paulo com injecoes de hormonios para tentar diminuir os miomas e assim opera-los futuramente...tratamento esse que nao mostrava nenhuma melhora...apos a via sacra por varios medicos e tratamentos alternativos, encontramos um medico muito famoso na regiao que se dispos a opera-la de vez...so que o preco era demais para nosso bolsos...nada feito!!...
Minha irma tem so 47 kilos e vcs imaginam o sofrimento dela cada vez que vinha a menstruacao e as hemorragias...sem contar as "surpresas" desagradaveis no decorrer do mes...
No fim de semana ela comecou a se sentir mal (nao se alimentava e sequer conseguia se manter em pe)...assim, na segunda mamae a levou "carregada" ao medico...apos varios exames o medico disse que nao havia oque fazer...para salva-la e cessar a hemorragia so com uma operacao de urgencia...quando consegui contato com minha mae ontem ela estava indo ao banco...e isso mesmo!!...nada de graca!!...minha mae sacou cerca de 2000 reais para pagar a cirurgia e o anestesiologista...tudo bem que nao e la uma fortuna, mas e se elas nao tivessem o dinheiro oque aconteceria???...eu perguntei para a minha mae e ela disse: "se nao tivessemos como pagar, teriamos que conseguir um carro ou ambulancia, descer a serra ate a cidade mais proxima e esperar uma vaga e operacao gratuitas"...e mole!!!...tudo isso e imoral ...o brasileiro paga por um servico que nao tem...aonde vai o dinheiro que descontam dos salarios para o INSS??...se nao tivessemos dinheiro minha irma iria sangrar ate morrer???....e segundo a minha mae, quase todos os servicos de saude na nossa cidade sao privados hoje em dia...quer consulta ou exames tem que se pagar...ate parto e pago...de graca so emergencias no Pronto Socorro ou no Centro de Saude aonde as filas sao imensas...
Sei que tem cidades no Brasil aonde os setores de saude funcionam bem e gratuitamente...mas, infelizmente minha irma e mais um caso entre outros milhares que a gente sequer tem noticia...
Mas para finalizar, a boa noticia e que os medicos (muito competentes por sinal) conseguiram retirar todos os miomas e conseguiram conservar o utero de minha irma...assim podemos ter esperanca de que ela venha e gerar filhos no futuro...
Agradeco a Deus e aos medicos por essa graca alcancada...e que ela nao venha mais a sofrer com tantos problemas...
NOS TE AMAMOS, IRMA!!!...SE RECUPERA LOGO, VIU!!!
E essa e uma das desvantagens de morar longe de casa...o desespero de nao saber oque acontece, de nao poder confortar os familiares, de estar la ao lado deles para oque der e vier...assim oque vale sao nossos pensamentos positivos e expressoes de carinho, que mesmo distantes, atravessam os oceanos em forma de correntes de amor e desejos de boa recuperacao e felicidades!!!
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

Image hosted by Photobucket.com

Eu nao poderia deixar de lembrar que no domingo 22 de maio, a minha querida amiga Celia (http://meussonhoseilusoes.zip.net/) fez aniversario... mas ela so contou ontem... e eu nao poderia deixar de homenagea-la em seu aniversario...
Querida Celia desejo que Deus te proteja e guie seus caminhos e que sua vida seja coroada com muitas felicidades, saude, amor e harmonia!!!
Beijos querida....

Nenhum comentário: