quinta-feira, maio 26, 2005

Para nos estrangeiros com uma "boa" nocao de ingles e muito facil se comunicar na Noruega de hoje ja que uma grande media da populacao abaixo dos 40 anos fala ingles fluentemente...outros tantos espanhol ou alemao...assim e facil o contato nas lojas, onibus, taxi e medicos...
Me lembro que as primeiras frases que aprendi em noruegues foram :
x
x
God Dag!! (Bom dia!!)...pois sempre gosto de desejar as pessoas que tenham um bom dia...
x
Kan du snakke engelsk?? (Voce fala ingles??)...para nao passar apuros na hora que precisasse de ajuda...
x
Takk skal du ha!! ou Takk!! (Obrigado)...pois acho muito importante mostrarmos que somos educados e estamos agradecidos por algo que recebemos ou conseguimos...
x
Ha det!! (Tchau!! ou ate breve)...acho simpatico ser cordial com as pessoas...
x
Jeg elsker deg!! (Eu amo voce!!)...essa e especial e nao poderia faltar na minha lista de primeiras frases em noruegues...afinal, mostrar o nosso carinho e amor para com aqueles que amamos por meio de palavras e sempre bonito, ne!!...
x
x
x
xx
x
x
A LINGUA NORUEGUESA...
x
x
A língua oficial da Noruega é norueguês, uma língua germânica do norte com ligações ao dinamarquês e ao sueco. Na sua maioria, os falantes de norueguês, dinamarquês e de sueco conseguem entender-se uns aos outros com facilidade.A geografia e os padrões de fixação na Noruega deram origem a uma miríade de dialetos locais e regionais que continuam a gozar de uma forte importância na sociedade de hoje.
Existem oficialmente duas versoes escritas do noruegues : o Bokmål («Norueguês Livresco») e o Nynorsk («Norueguês Novo»). O Bokmål baseia-se no dano-norueguês e desenvolveu-se a partir do dinamarquês escrito adaptado à fonologia do dialecto geral falado no leste da Noruega. O Nynorsk foi criado pelo linguista Ivar Aasen na década de 50 do século XIX, sendo baseado numa compilação de diversos dialectos do oeste da Noruega.
Foi concedido estatuto oficial equivalente ao Bokmål e ao Nynorsk, apesar de o Bokmål ser de certa forma usado mais amplamente em Oslo e nas cidades maiores. O Nynorsk é utilizado por cerca de 10-15% da população, na sua maior parte na costa ocidental, bem como em textos governamentais, na literatura, na arte dramática, no serviço público de radiodifusão e em serviços religiosos.
Atualmente, cerca de 20 000 indivíduos na Noruega têm como língua materna o Sámi. O Sámi faz parte do ramo linguístico uralo-altaico, podendo as suas raízes na Noruega prolongar-se no passado às da origem do norueguês. O Sámi do norte foi estabelecido como língua oficial a par com o norueguês nos distritos de Kárá?johka-Karasjok, Guovdageaidnu-Kautokeino, Unjárga-Nesseby, Porsanger e Deatnu-Tana, e Gáivuotna-Kåfjord, no norte da Noruega.
Devido ao número de imigrantes e refugiados cuja primeira língua não é o norueguês, existem atualmente cerca de 110 línguas maternas diferentes com representação nas escolas primárias norueguesas.
Hoje em dia, o inglês é a língua estrangeira mais importante na Noruega para uso internacional, ao que se segue o alemão e o francês. Além disso, cerca de 4 000 portadores de deficiência auditiva utilizam a linguagem gestual norueguesa, que existe em duas versões principais com origem nas mais antigas escolas norueguesas para deficientes auditivos situadas em Oslo e Trondheim.
x
Retirado da Enciclopédia Norueguesa de Aschehoug e Gyldendal

Nenhum comentário: