quinta-feira, junho 23, 2005

Hei, amigos!!...God Dag!!...hoje, 23 de junho, e uma data muito especial para mim por varios motivos...primeiro e o aniversario do meu filho Christian que completa 18 anos hoje...segundo que foi nessa mesma data ha 5 anos atras que Frode eu eu nos encontramos no ICQ pela primeira vez e terceiro hoje e dia de Sant Hans na Noruega...
Assim, uma serie de motivos para comemoracoes nessa casa...
x
PARA MEU FILHO...
A voce meu filho, que nao gosta muito de homenagens (mas adora os presentes...hehehe) , desejo toda a felicidade do mundo...que Deus ilumine seus caminhos e te guie em busca de suas realizacoes pessoais...que vc consiga ultrapassar com garra as barreiras que a vida venha a lhe impor e seja um vencedor...seja sempre como vc e, pois e assim que te amamos e te queremos para sempre em nossa vidas...saiba que vc tem muito oque mostrar para o mundo so precisa se abrir e nao temer dar um primeiro passo sozinho...pois se vc cair, estaremos ao teu lado...agora e sempre!!!...
x
Image hosted by Photobucket.comChristian e Lollo na Gamle Bergen...
x
Beijos carinhosos da Noruega para vc de sua Mamma, Frode e Lollo...
Seja Feliz!!!....
X
X
x
Origem da Festa de St.Hans ou São João Batista - 23 de junho
x
Enquanto em tempos antigos festejava-se a chegada do sol ao seu ponto mais alto, no mesmo dia hoje, a Noruega festeja o nascimento de João Batista, em uma mistura de tradições antigas com novas.
x
Na Noruega, a noite de São João, ou Sankt Hans em norueguês, é festejada no dia 23 de junho. O costume é bem antigo e servia para celebrar o ponto alto do verão, até a festa ter ganho caráter religioso, em 1770. Então a igreja escolheu exatamente esse dia em memória de João Batista, para banir os velhos costumes pagãos que eram praticados na mesma data há muito tempo. Porém, a história dessa festa não é assim tão simples, pois, hoje em dia, ainda vivem muitas das tradições antigas que eram parte das comemorações do equinócio, muito antes do Cristianismo chegar ao país.Hans é uma forma abreviada de Johannes. Ele era parente de Jesus e filho de Santa Isabel, à qual Maria visitou para ter certeza sobre a mensagem dos anjos, que disseram que ela estaria grávida. O dia de São João é celebrado em homenagem ao nacimento de João Batista, que ocorreu seis meses antes do nascimento de Jesus Cristo.
x
Não é por acaso que os noruegueses festejavam a homenagem ao verão exatamente no dia 23 de junho. Esse é o dia em que o sol nasce mais cedo e se põe mais tarde, sendo o dia mais claro e mais longo do ano; algo bem significativo quando se vive em um país com uma diferença tão grande entre o verão e o inverno. Fogueiras eram acesas para dar ajuda simbólica para que o sol se fortalecesse e transmitisse sua força vital. Porém, as fogueiras também tinham uma outra e, talvez, mais importante função para as pessoas, que era afastar os seres místicos, bruxas e forças do mal, naquela importante noite de verão. Acreditava-se que, nessa noite, tais seres vagavam ainda mais, para desejar dar as boas-vindas aos tempos mais escuros que se seguiriam. Era também naquela noite que as bruxas viajavam para Bloksberg, para se encontrarem com o diabo. Os currais, estábulos e animais eram marcados com cruzes, para serem protegidos contra as forças do mal.
x
As velhas tradições foram misturadas às novas, e os costumes que estão hoje ligados às celebrações do dia de São João são mais populares e pré-cristãos que religiosas. Acendem-se fogueiras e festeja-se a luminosa noite de verão, e as crianças ouvem histórias sobre espíritos malignos que ficavam à solta naquela noite, em tempos muito e muito antigos. Acreditava-se, também, que aquela noite possuía poderes mágicos. Os solteiros colhiam sete flores de tipos diferentes, e as deixavam debaixo do travesseiro. Assim, seria possível sonhar com a pessoa com quem se casaria. Muitas tradições do dia de São João reportam-se à preservação da vida e à criação de uma nova vida. O tempo dessa noite também preconizava como seriam as condições climáticas no resto do verão. Um dia chuvoso, por exemplo, indicava que haveria um outono úmido.
x
Festa Junina??...O mês de junho é um mês de festas no Brasil. Mas será que há alguma ligação entre a festa junina do Brasil e a festa de São João na Noruega? Junho é o mês de São João, Santo Antônio e São Pedro, por isso a festa também recebe o nome de "festa joanina". Porém tanto o nome quanto a festa têm origem nos países católicos da Europa. Foram inseridos no Brasil pelos navegadores portugueses, e rapidamente misturados às tradições e costumes brasileiros. Como a festa norueguesa, o dia de São João no Brasil se originou nos tempos antigos do cristianismo, e também tem forte influência de festas bárbaras e pagãs. Assim como na Noruega, era comum acenderem-se fogueiras para espantar os maus espíritos.
x
Hoje e comum as familias se encontrarem e se reunirem para comemorar o St. Hans...a fogueira e preparada para queimar durante muitas horas e e uma otima data para convidar os amigos e vizinhos para um grill...nao e feriado, mas as festas se espalham por varios locais da Noruega...no ano passado estava um tempo delicioso e comemoramos o niver do Christian tb...hoje, a chuva fina continua caindo mas mesmo assim nao estraga o animo dos noruegueses que irao comemorar a data com chuva ou com sol, ja que e uma tradicao...e pelo "andar da carruagem" segundo a tradicao, vem ai um outono muito umido para os bergenses.... aiaiaiaai....

Nenhum comentário: