terça-feira, agosto 16, 2005




God dag alle sammen!!!...Bom dia para todos!!...primeiramente quero dizer que estou me recuperando bem e agradeco os desejos de recuperacao imediata de todos...ainda sinto algumas dores ao me movimentar, mas estou muitissimo melhor, sem duvidas nenhuma....
Por aqui voltou a chuvinha chata, tipica de Bergen....e amanha os "pimpolhos gigantes" voltam a escola....escola nova, gente diferente e muita coisa para assimiliar ao mesmo tempo....
Ontem, conversavamos (eu e Frode) sobre as possibilidades de minha mae e irma se mudarem definitivamente para a Noruega...afinal, eu so tenho elas duas de familia mais proxima e tudo seria muito bom...ainda mais com os 3 netos morando no exterior, a saudade deve ser imensa....e nao e so esse o problema que me preocupa...a falta de seguranca e expectativas no Brasil tem me assustado muito...a nossa casa foi assaltada no ano de 2003, enquanto ambas trabalhavam...limparam a casa, so nao carregaram mais porque nao tiveram tempo...a policia???...sabem quem e, mas fingem que nao sabem!!...
Mas ao mesmo tempo que elas gostariam de vir, nao sei se seria tao facil para elas, principalmente minha mae, deixar os amigos de longa data e tudo mais...ja que vcs sabem que por aqui as "amizades" rolam de forma diferente...nao tem muito aquele negocio de visitar o tempo todo ou de ser visitado sem eventual contacto...mais o problema da lingua, que conforme a idade vai se tornando mais dificil de se aprender...claro, que ela teria nos todos como suporte e poderia ter contacto com outras brasileiras e criar boas amizades e poder frequentar a sociedade de alguma forma...e eu sei que minha mae adora uma amiga para poder prosear, trocar ideias... e gracas a Deus, ela tem varias boas amigas de longa data...assim, fica dificil tomar decisoes..tudo depende delas duas...claro, que nao e uma coisa para ja, mas e algo que tem que ser pensado e estudado corretamente pois tem a venda da casa tb...temos que arrumar vaga na universidade para minha irma fazer pos-graducao e assim vai...mas, enquanto isso nao esta decidido vamos ficando so nos sonhos, que de repente podem ser realidade!!!
x
x
Diario de Bordo...
x
Apos Klippan seguimos viagem rumo a fronteira entre Suecia e Noruega....as paisagens nessa area ja comecam a se modificar e algumas pequenas elevacoes ja podem ser vistas no relevo...ao entardecer encontramos uma linda cabaninha (essa que vcs veem na foto acima) com fogao e cama confortavel para passarmos a noite...o lugar era muita simpatico, mas nao tinha nem agua e nem banheiro nas cabanas...foi a unica coisa que nao me agradou muito...
Estavamos a cerca de 15 minutos de Stromstad na Suecia, assim aproveitamos para um tur ao entardecer...esse local e um paraiso litoraneo...muito frequentado por noruegueses, alemaes e dinamarqueses....iates, lojas de marca, ruas movimentadas e muitos shows para todos os gostos...muitos jovens na area...na verdade, tanta gente que ate me deu angustia para caminhar...o cais e uma graca e acabei encontrando um chileno que morou no Brasil...primeiro ele olhou para mim e perguntou se eu falava espanhol...quando disse que falava portugues, ele imediatamente disse que havia morado no Brasil e falava portugues...estava por la para ganhar um extra vendendo pulseirinhas....
Fui em uma loja com varias camisas detime de futebol...umas lindas do Brasil...queria comprar para o Daniel...o Frode olhou e falou que o nome do Ronaldinho estava escrito errado..e estava mesmo!!..e nao era so e uma, eram varias camisas escrita de forma errada...estava "Ronaldihno"...nem pensar!!!...hehehehe
Tomamos sorvete, tiramos fotos e fomos ao supermercado...os precinhos nao eram tao "camaradas", assim nada de compras...quando voltamos a cabana, todas as outras (cabanas) ja estavam ocupadas com familias dinamarquesas que passaram a noite a beber...e como bebem!!!....e eta lingua dificil de entender!!...dinamarques e muito facil para ler ja que tem muita semelhanca com o noruegues...mas para entender oque eles falam, ja e outra historia!!..hehehehe
A noitinha apos a janta, fui lavar as loucas na pia do lado de fora da casa principal...hahaha...ha muito tempo eu nao fazia isso...Daniel ajudou com um balde...lavamos tudinho, secamos, colocamos tudo em ordem para viajarmos cedinho no dia seguinte....
Quando acordamos as 7:30, pos dormir que nem uma pedra, todos os outros ja tinha partido...nos eramos os "ultimos dos moicanos"...hehehe...
Bem os precos de cabanas na Suecia ficaram na media de 400 ate 500 coroas por dia...nessa cabana, por exemplo, pagamos 400 coroas e nao agua, nem banheiro...e na fazenda pagamos 450 coroas por uma super cabana (imensa) com tv, ducha deliciosa, cozinha completa, aquecimento e mais o cafe da manha...mas, como ja era muito tarde nao tinhamos muitas opcoes de procura....
Seguimos viagem para Svinesund, fronteira entre Suecia e Noruega....quase no caminho de casa....
x
x
PS. Hei, Do...aqui vai o link para o fan clube do Kurt Nilsen, com muitas fotos desse bergense...
x
x

Hva skjer i Norge???...Oque acontece na Noruega???
x
Aqui continua o "bate-boca" politico, tipico dessa epoca...promessas e promessas...coisas que poderiam ter sido feitas durante o mandato, vem a agora como promessas garantidas em um novo mandato...politica e tudo uma mxxxx so....a unica diferenca e que aqui nao tem tanta "baixaria" como no Brasil....mas....tststststs
Enquanto isso, os idosos continuam (em varias comunidades) tendo seus direitos reduzidos...sobremesas cortadas, refeicoes que nao agradam a todos....
As ajudantes que vem ate as casas para prestar um auxilio na limpeza e fazer um pouco de companhia para esse idosos, nao tem tempo para nada...precisam fazer o servico todo em cerca de 20 minutos, periodo esse estipulado pelas centrais...e correr para uma nova residencia...o servico tem deixado a desejar...que tempo tem elas para fazer uma companhia para esses idosos que vivem sozinhos???...o governo acha que nao e problema deles e sim das familias desses idosos...mas e os idosos que nao tem familia???...
Tenho notado quando eles vem ajudar minha sogra...as primeiras vezes o servico estava ok...agora, geralmente sao duas ajudantes, uma tira po enquanto a outra passa aspirador...nao limpam o banheiro, nem a cozinha....e "voam" para a proxima residencia....
Elas nao tem culpa do que acontece, apenas seguem ordens da central que estipulou que elas devem fazer todo o servico em cada residencia em no maximo 20 minutos...mas, me digam vcs quem e que consegue fazer limpeza em uma casa imensa em apenas 20 minutos???..
E os impostos aonde vao???...e esse idosos que pagaram seus impostos durante anos e anos para ter uma velhice descente....
Nao digo que isso ocorre em todos os locais da Noruega, pois em muitas comunidades os idosos sao muito bem tratados...mas nesses ultimos meses alguns "escandalos" tem vindo a tona e os noruegueses estao muito descontentes com o governo atual...
Muitos idosos tem ate se mudado para a Suecia (entre as fronteiras) pois la sao tratados de forma melhor e tudo na Suecia e mais barato ja que a coroa norueguesa vale mais...
E triste ver que um pais tao rico deixe seus idosos em uma situacao tao desconfortavel...tanto dinheiro nos cofres para que???...vamos acordar governantes!!!...
x
x
x

E na nossa secao "SORRIR NADA CUSTA E FAZ SEU DIA MAIS ALEGRE"
x
x
Image hosted by Photobucket.com
x
x
Image hosted by Photobucket.com
x
x
Desejo a todos vcs
um dia iluminado
e cheio de paz!!!
x
x
x

Nenhum comentário: