quinta-feira, agosto 04, 2005

v

Hei, minha gente!!!..God dag!!..por aqui chuvinha chata e vento gelado....o tal do verao deixando a desejar..mas a esperanca e a ultima que morre e ainda temos agosto inteirinho e meio setembro para esperarmos pelo sol...todos os anos geralmente apos 15 de agosto a tendencia e termos dias mais quentes e com pouca chuva...
Aqui em casa nenhuma noticia da Telenor...assim esta dificil para visitar a todos e colocar as fotos no ar, ja que isso requer uma boa dose de paciencia, vcs sabem!!!...
Estou a espera da resposta do AETAT se consegui vaga para o curso de Barnehagen (Jardim da Infancia) que me inscrevi...mas ao mesmo tempo estou vendo vagas para trabalho tb...oque aparecer primeiro, to indooooo!!!....
Mamae e minha irma ja estao tristes so em pensar que na terca-feira as criancas retornam a Noruega...essa e uma das desvantagens de se morar "tao" longe de casa...a dor da partida e dobrada ja que nao temos nocao sobre uma data certa para um novo reencontro...oque nos salva e a internet, webcam e telefone...mas, mamae deve vir o ano que vem e passar alguns meses por aqui...assim, vamos revezando...vamos para la, elas vem para ca e assim vai....
Essa e aultima semana de ferias coletivas na Noruega tb...assim, a partir de segunda-feira a maioria dos funcionarios retornam as suas funcoes...escolas tb comecam no meio de agosto...mas ainda tem muita gente nas estradas, aproveitando o restinho das ferias...ou ainda quem pode, aproveita para comprar os pacotes de viagem a precos "extremamente" baixos...assim, quem precisa viajar na "alta" das ferias paga uma fortuna e quem pode viajar apos 5 de agosto sai no lucro...e gente animada para viajar que nem escandinavo, eu nunca vi antes...
O mais incrivel e que cheguei a conclusao (e segundo relatos que li tb), que noruegues curte mesmo e a vida ao ar livre...nao existe coisa melhor e mais aprazivel para todos do que ir para um camping com barraca, colchonete, fogaozinho a gas e o minimo possivel das modernidades da vida de hoje...quanto mais rustico melhor...todos adoram!!!...as criancas amam e nao querem voltar para casa mesmo quando o tempo esta uma "droga"...pescaria, banho de rio, passeio nas florestas, brincadeiras e historias ao entardecer fazem parte das ferias da maioria das familias norueguesas...claro, que muitos viajam para o exterior com toda a familia mas nao deixam de lado tradicoes que tem vindo de geracao a geracao dentro de suas familia, como por exemplo frequentarem campings ou irem para a cabana da familia...lugares esses que tem sido frequentados ha muitos anos atras e vem sendo repassados para os filhos e geracoes futuras...
Claro, que tem campings modernissimos com uma incrivel infra-estrutura para agradar a "gregos e troianos", mas oque reparo e que mesmo assim, a maioria procura viver os dias de ferias do modo mais simples possivel...
Coisinhas engracadas : algumas familias tem uniformes de verao para o "grill" (a familia toda usa, e uma marca registrada deles) e algumas tem seus "sommerhits""...oque e isso???...bem, sao hits musicais que marcaram a familia nos ultimos veroes ou tem um significado especial para eles...um novo cd e copiado tb com os top hits desse ano nas radios norueguesas...e e para ser ouvido na cabana, no carro, no camping...aqui em casa fazemos parte do "sommerhits", ou melhor a familia toda, e o cd estava prontinho antes da nossa viagem...hehehehe
Nessa epoca e dificil encontrar vagas em determinados campings, ja que muitos fazem reservas ate 1 ano antes...mas vale a pena para ter esses contacto mais proximo com a vida simples, a familia e momentos de paz e descanso...
E falando em turismo, Bergen tem se tornado cada vez mais um "magneto" para o turismo noruegues...os hoteis tem mostrado um aumento crescente no numero de ocupacoes...e vem crescendo tb o numero de visitas de jornalistas de revistas especializadas em turismo no ultimo ano... so esse ano cerca de 110.000 passageiros de cruzeiros ja passaram por Bergen...
Segundo jornalistas especializados em turismo, os altos precos de Bergen nao assustam os turistas que estao mais interessados em ter contacto com uma cidade limpa, segura e com atividades de todos os tipos...sem contar que Bergen e o portal de entrada para a maioria dos grandes fiordes noruegueses...
E com toda a beleza e natureza exuberante que a cidade tem a oferecer, com certeza o turismo nessa regiao so tem a ganhar... e quem conhece Bergen sabe que nao estou exagerando...

x
PS..a foto acima sou eu no meio do trigo e com os "moinhos de vento" ao fundo...
X
X
Diario de bordo...
x
Continuando a saga ...no dia 22 de julho deixamos a casa e seguimos em direcao a Odense, terra natal do famoso escritor Hans Christian Andersen..e ele mesmo, o que escreveu o "Patinho Feio"...fomos a cidade visitar a cidade e o Museu e a casa onde esse famoso escritor nasceu e aprender um pouco mais sobre a historia dele...
O Museu e imenso e moderno e ao fundo tem a casa onde o escritor teria nascido dando para um conjunto de casinhas antigas em uma viela...uma graca...assistimos um teatro no parque do museu tb...
Voltando ao motel, fomos jantar...surpresa desagradavel : comida carissima e cheia de fru-fru e demorada...(comida cheia de fru-fru sao aqueles pratos todo cheio de frescura e com um "pingo" de comida)...um bife duro em miniatura, com um "pingo" de molho em volta..."dårlig greie"...assim, pelo menos esperavamos que o cafe da manha seria mais "descente"...que nada!!...so um servidor para fazer tudo...a maioria das mesas cheias de talheres e xicaras usadas...nenhum cafe e suco...apos alguma reclamacao de mais alguem, veio o servidor colocar um pouco de ordem nas coisas...
No dia seguinte fomos para um outro hotel e aproveitamos para visitar o museu ao ar livre "Den Fynske Landsby"...incrivel o lugar!!... e uma area que apresenta o estilo de vida das fazendas dos sec. XVI, XVII e XVIII...as casas, moveis, roupas e utensilios sao originais...muito legal ver o estilo das casas, as lavanderias com pedras para a lavagem das roupas, as cozinhas, as carruagens, escolas, moinho de vento...oque me chamou a atencao foi o tamanho das camas...realmente muito pequenas para um adulto dormir deitado...assim, no final veio a explicacao em um video que assistimos na saida: as camas era assim pequenas para que as pessoas dormissem sentadas... e caso acontecesse algo que tivessem que correr dessa forma era mais facil despertar rapidamente...outros acreditavam tb que o sangue poderia subir para a cabeca causando "loucura ou senilidade" caso dormissem deitados...adoramos tudo!!...
Odense e uma cidade que vale a pena visitar devido ao seu grande valor historico...apesar de ser uma cidade jovem e portal de entrada para varios museus, castelos e atividades variadas...
E um passeio que vcs nao devem perder (nessa mesma regiao) e ao castelo Egeskov 450 anos de historia, arte e beleza reunidas em um unico local...varios museus ao ar livre, historias de fantasmas, lambirintos e jardins fantasticos reunidos em um unico local...passeio para um dia todo, com certeza!!!