quarta-feira, setembro 07, 2005


God dag, minha gente!!!...como dizem os noruegueses : "Gratulerer til alle brasilianske!!!"....e que todos curtam o feriado da Independencia com espirito patriotico...nos que moramos aqui em Bergen penduramos a nossa bandeira na janela nessa data festiva e sempre tem uma comemoracao na casa de alguem...talvez a data nao seja tao festiva para todos os brasileiros, devido a todos os problemas pela qual o pais vem passando...mas o Brasil e um pais jovem, que esta engatinhando e comecando a aprender com os tropecos da vida....
Me recordo tao bem do 7 de setembro na escola...ficavamos em fila e cantavamos o Hino Nacional (que tao poucos sabem cantar, por sinal) e alguns alunos recitavam poesias em comemoracao ao dia....apos saiamos para a avenida principal da cidade e participavamos do desfile com criancas de todas as escolas da cidade....participavam tb agremiacoes, clubes, associacoes, cavaleiros e vez ou outra recebiamos a visita de um ou outro Batalhao do exercito de Pindamonhagaba...as criancas adoravam e as menininhas ficavam "doidas"com os "requinhos" (soldado novatos)...hehehe
As vezes vinham algumas fanfarras grandes, e tudo virava uma grande festa para todos....os vendedores de baloes, maca-do-amor, cocadas, quebra-queixo, micangas e tal apareciam sempre... e nos insistiamos com minha mae e meu padrasto para nos dar dinheiro para comprarmos algo...tempo bom aquele...
Duas semanas antes do desfile ja estavamos preparando os cartazes e faixas, sempre em verde e amarelo, para mostrarmos em frente ao palanque onde ficavam as autoridades junto com o Prefeito...tinhamos sempre as fitinhas verde e amarela pendurada no peito tb...
Na cidade sempre acontecia uma grande gincana da Independencia onde todas as escolas do municipio participavam....sabiamos o Hino Nacional e a historia da Independencia de "cor e salteado"...
Ate na fanfarra da escola eu toquei durante um periodo...eu sempre tinha minhas fases...assim, durante alguns anos eu nao queria "ver a banda passar" e sim fazer parte da banda...hehehe...tempo bom, aquele...tempo onde a gente sentava com as amiguinhos e fazia planos para o futuro : eu vou ser advogada...medica...professora...dona de casa....tempo onde as coisas ainda nao aconteciam tao discaradamente como estao acontecendo hoje...onde o pais nao ia tal mal das pernas, "destruindo" o sonho de muitos brasileiros....
Mas eu sou uma mulher esparancosa e eu acredito no Brasil e nos brasileiros...eu acredito que vai vir um periodo de fartura e de alegria, onde gente descente vai comandar o pais...e posso dizer que nosso pais tem tudo para dar certo: gente simpatico e com vontade de trabalhar, um turismo rico e atrativo, frutas exoticas, riquezas minerais, grandes areas de producao rural e industrial, tecnologia de ponta e gente que quer e exige mudancas....eu acredito que todos ainda poderao ser orgulhosos brasileiros....
x
x

UM SONHO EM VERDE E AMARELO...
X
Eu quero um pais de paz
Eu quero ver os brasileirinhos crescendo com orgulho
Eu quero um povo saudavel e culto
Idosos bem cuidados e respeitados em sua velhice
Doentes bem tratados e tendo direito ao melhor da medicina mundial
Eu quero que meu pais seja conhecido pela sua natureza exuberante, pela sua mistura perfeita de racas, pelas suas cores e cheiros, pela riqueza de sua cultura e lingua, pelo seu patrimonio historico, pela sua culinaria exotica...
Eu quero que meu pais seja muito mais do que um pais, que seja a "nossa casa" onde nossos filhos possam ir e vir em seguranca, sem medos e sem duvidas
Eu quero um pais onde os velhos possam curtir dignamente sua aposentadoria apos uma vida inteira de trabalho dedicado ao pais
Eu quero um pais que nao deixe seu filhos partirem para outras terras, em busca de oportunidades e riquezas que nao tem em seu proprio pais...
Eu quero um pais onde as pessoas apesar de simples sao felizes, saudaveis e alfabetizadas...
Eu quero um pais onde todos ganhem pelo menos o necessario para se viver dignamente, como todo ser humano merece
Eu nao quero que meu pais seja conhecido so por causa do futebol, do samba ou de suas lindas mulheres
Eu quero que meu pais seja conhecido por ter vencido a pobreza, o analfabetismo, a violencia, o desemprego,
o rascismo, o desrespeito para com os idosos e doentes...
Eu quero que meu pais seja conhecido por ter uma politica limpa, onde politicos corretos fazem o melhor pela populacao brasileira
Eu quero que meu pais seja conhecido por ter uma politica economica e social moderna, onde os ricos nao ficam cada dia mais ricos e os pobres cada vez mais pobres...
Nao, eu nao quero que meu pais seja conhecido mundialmente por tragedias, violencia e "coisas feias"....
Eu sou sonhadora e eu acredito que um dia tudo vai melhorar...talvez eu nem venha e ver essa epoca de mudancas e de transformacoes no meu pais...mudancas requerem tempo...mudancas requerem paciencia....
Mas porque nao acreditar???...quem sabe nossos filhos ou netos terao ainda oportunidade de ver o Brasil no topo, como um dos melhores paises do mundo para se viver???....e acreditar, "botar fe" e esperar....afinal se nos brasileiros nao acreditarmos no nosso pais, quem e que vai fazer isso por nos???
x
x
Image hosted by Photobucket.com
x
x
A todos nos brasileiros
muita luz
e paz nesse dia!!!

Nenhum comentário: