quarta-feira, setembro 28, 2005


God dag, minha gente!!...por aqui tudo bem...o solzinho que insiste em aparecer em meio a tantas nuvens...chove, da sol, chove de novo...e aventania entao???..aiaiaia poderia carregar um camelo, de certo....
Estive trabalhando ontem e hoje estou em casa...mas como estive de "fofoca" no telefone ate agora com a Eulina, estou "postando" mais tarde....estou com dor na coluna, de novo...fui tentar mudar a maquina de lavar sozinha e so ouvi um "creck", e estou toda dolorida de novo...isso que da querer carregar tudo sozinha...ate "pito" do marido eu levei...
Mas vcs sabem que apesar da chuvarada em setembro, esse ainda noa foi o recorde por aqui...em 1975, choveu em setembro cerca de 630mm...e a marca para esse mes ainda nao ultrapassou 300 mm...assim, estamos com sorte...hehehe...
Nos jornais por aqui tem aumentado muito o numero de anuncios de vendas de terrenos e residencias no Brasil...naturalmente no norte do Brasil...os noruegueses andam muito interessados em comprar terras no Brasil, devido ao baixo preco, o clima delicioso, as paisagens e o povo simpatico e alegre...acho que os noruegueses ja estao "meio enjoados" de Ilhas Canarias e desejam viajar e passar um bom tempo em outros climas e visualizando novas paisagens paradisiacas...agora, uma coisa lhes digo, fico irritada com os anuncios tipo : "Brasil, Sol, Samba, fotball og glede"...(Brasil, sol, samba, futebol e alegria)...o sol e alegria passam muito bem juntos, mas Brasil nao e so samba, nem so futebol...temos muito mais a oferecer do que isso...e tempo talvez de tentarmos mudar a mentalidade do estrangeiro e escrever um anuncio assim : "Brasil, terra de sol, lindas paisagens, muita cultura e alegria..."
x
x
COISAS DA NORUEGA...Andaram me perguntando que tipo de roupas usamos por aqui nos periodos mais frios ou chuvosos....pois bem, aqui respondo a voces...
x
Em algumas regioes da Noruega, o friozinho chega junto com o outono...meio de setembro ja podemos notar o vento do norte que sopra forte e gelado e as chuvas frias...se nao tem sol, e hora de abusar de uma japona mais pesada e forrada...e mesmo com a chegada do frio, as pessoas vivem suas vidas normalmente ..acordam cedo (na escuridao), vao trabalhar, vao as compras, criancas vao para a escolinha, os adolescentes vao passear, vao ao cinema, vao ao shopping...claro, que com o inverno temos alguns impecilhos a mais, como por exemplo, excesso de neve na porta da casa que deve ser tirado....asfalto e calcadas escorregadias com a neve muito umida...ou com o gelo que comeca a derreter....mas no todo tudo funciona como qualquer dia do ano....e delicioso entrar nas lojas e sentir o calor dos aquecedores no rosto...
Geralmente as criancas usam roupinhas especiais que as protegem mais...que as mantem quentinhas enquanto estao brincando no frio, na chuva ou na neve...muitos adultos usam tb algumas dessa roupas...principalmente aqueles que querem se manter aquecidos...e e uma maneira de proteger as roupas tb...
x
Na chuva todos apelam para o "regnedress" (roupa de chuva)...coisa extremamente necessaria em Bergen...hehehe...essa roupa e feita de PVC macio para as criancas e devem passar por testes de qualidade para que a chuva nao venha em contacto com as roupas da crianca....assim, as criancas usam sua roupinha normal por baixo, e estao totalmente protegidas enquanto brincam fora no tempo umido...adultos tb usam, mas escolhem modelos que se assemelham a agasalhos esportivos...o "regnedress" nao pode faltar na mochila nos passeios e excursoes...e protege mesmo da chuva...a gente esta sempre quentinho e seco por baixo...
x
Para os dias frios de outono ou inicio de primavera, as criancas abusam do "parkdress" (agasalho de parque) ou do "vinddress" (agasalho de vento) ...esse sao como macacoes, produzidos com nylon resistente...alguns tem forro e outro nao...geralmente tem grandes bolsos, capuz, listas fosforecentes (para que as criancas sejam vistas no periodo escuro) e protecao nos joelhos....ajudam a aquecer e protegem do vento gelado desse periodo...assim, as criancas brincam a vontade sem se preocuparem com o friozinho...
x
Ja no inverno as criancas usam o "vinterdress" que e bem parecido com o "parkdress" mas com um forro super aquecido, que mantem a crianca protegida, seca e quentinha o tempo todo....usa-se acompanhado de botas de inverno e luvas...dai e so sai para bricar muito na neve....
x
Image hosted by Photobucket.com
x
Muitos adultos gostam de usar esses trajes tb...pois sentem-se mais protegidos e tb por ser um traje bem pratico ...mas no geral, no dia-a-dia, usamos boas botas de inverno, japonas quentes, gorros, cachecois e luvas....se vc esta bem agasalhado e com os pes bem protegidos, dificilmente vc congelara....
Quando vamos para as montanhas, para esquiar usamos o "skidress" (roupa de esqui)...que sao confeccionadas com forro grosso e sao bem leves...mas so o "skidress" nao ajuda, assim e sempre bom usar uma roupa quente, como fleece por baixo e meias de la...ai, sim e partir para a diversao e pode cair a vontade sem se preocupar em ficar umido ou congelar....Os precos??...bem os precos variam conforme a marca do produto...mas por aqui, segundo testes, nem sempre a melhor marca tem mais qualidade do que as outras...assim tem que saber procurar...
x
Aqui e muito normal, as mamaes sairem com seu bebes para passear no inverno...confesso fiquei chocada quando vi a primeira vez, e fiquei na duvida quando tive que ir com o Daniel naquele frio danado, logo apos o nascimento dele...agasalhei bem ele, e coloquei no carrinho...ele tinha so 8 dias de vida...e assim fui vendo que era lago normal...que a crianca norueguesa aprende a conviver com o frio sem problema nenhum....claro que nem sempre e facil ir com o carrinho se tem excesso de neve nas calcadas...mas ninguem se fecha em casa durante o inverno inteiro por causa do frio...a vida continua la fora...as criancas brincam, fazem guerras de bola de neve, brincam muito na neve, patinam, esquiam, fazem longos passeios pelas montanhas....
x
x

A amiga Nicinha escreveu sobre o assunto Aborto na blog dela...e como tem muitos blogs que iriam falar sobre esse assunto hoje, tb entrei nessa marcha...acho que o assunto e muito dificil de ser discutido...cada geracao tem sua ideia sobre oque e certo ou oque e errado...cada mulher tem sua razao ou nao para faze-lo...oque eu acho e que o aborto e uma solucao dificil e que gera muita dor para quem faz...eu tenho amigas que passaram por essa experincia e ate hoje pensam e tentam visualizar em suas mentes como teria sido aquela crianca que nunca teve a chance de nascer...com quem se pareceria???...como seria a personalidade dessa crianca???...varios "como" e varios sentimentos de dor e perda...o aborto seja ele espontaneo ou seja ele por desejo proprio e muito dolorido...eu perdi uma crianca antes do Daniel e eu sei como foi dificil para mim, os primeiros dias....como eu pensava e remoia tudo que tinha acontecido...dificil aceitar que aquilo poderia acontecer com a gente...doi muito...muito mesmo...a minha situacao nao foi planejada, mas aconteceu e me lembro que chorei muito principalmente porque eu teria que passar por uma cirurgia para retirada do feto morto....passei o dia todo no hospital, cercada de mulheres e historias...muitas o faziam por desejo proprio, outras estavam na mesma situacao como eu....e eu nao conseguia entender o porque daquelas mulheres saudaveis e que com certeza teriam criancas perfeitas e saudaveis, nao queriam ter seus filhos...em um pais que da possibilidades para essa maes e para essas criancas...coisa bem diferente dos paises pobres, onde na maioria das vezes as situacoes sao tao dificeis...
Uma coisa me marcou muito naquele dia...veio um medico e falou muito carinhosamente comigo e com a moca da cama ao lado...depois ele andou um pouco em volta mas nao conversou com as 3 outras mulheres nas outras camas...apenas leu a ficha que estava ao lado da cama delas...passou entre nos e lembro perfeitamente que ele disse : "odeio esse acougue"....e se retirou....
Oque acho e que cada mulher deve ter seus motivos, sua razoes, seu medos para fazer um aborto....nao sou eu quem vou julgar ninguem...mas acho que deve ser uma ideia que deve ser pensada e repensada e repensada...porque oque esta feito, nao tem mais volta...uma vida perdida, nao tem mais retorno....
x
Aborto
>> Certa mãe, carregando nos braços um bebê, entrou num consultório médico e,> diante do doutor,> começou a lamuriar-se:
> - Doutor, o senhor precisa me ajudar num problema muito sério.> Este meu bebê ainda não completou um ano e> estou grávida de novo!> Não quero filhos em tão curto espaço de tempo,> mas sim num espaço grande entre um e outro.
> Indaga o médico:> - Muito bem... e o que a senhora quer que eu faça?
> A mulher, já esperançosa, respondeu:> - Desejo interromper esta gravidez e> quero contar com sua ajuda.
> O médico pensou alguns minutos e disse para a mulher:> - Acho que tenho uma melhor opção para> solucionar o problema e é menos> perigoso para a senhora.
> A mulher sorria, certa que o médico aceitara> o seu pedido, quando o ouviu dizer:> - Veja bem, minha senhora... para não ficar com> dois bebês em tão curto espaço de tempo,> vamos matar este que> está em seus braços. Assim, o> outro poderá nascer...Se o caso é matar, não há> diferença para mim entre um e outro.> Até porque sacrificar o que a> senhora tem nos braços é mais fácil e a senhora> não corre nenhum risco.
> A mulher apavorou-se:> - Não, doutor!!! Que horror!!! Matar uma criança é crime!!!> Infanticídio!!!
> O médico sorriu e, depois de algumas considerações,> convenceu a mãe de que não existe a menor diferença> entre matar uma criança ainda por> nascer (mas que já vive no seio materno) e uma já crescida.> O crime e o pecado são exatamente os mesmos!!!!> Não existe justificativa nenhuma para o aborto> (Desconheço Autor)
x
x
Que todos possam ter
um dia feliz
e
com muita harmonia....

Nenhum comentário: