terça-feira, novembro 22, 2005

God dag alle sammen!!...espero que todos tenham tido um delicioso fim de semana...por aqui ate sabado sol lindo e muita neve...a criancada aproveitando ao maximo para se divertir com os amiguinhos e os pais...domingao veio a chuva e "carregou" a neve toda...e assim tem estado ontem e hoje...o frio continua mas as temperaturas nao estao tao baixas...mas a previsao e que volte a esfriar e venha mais e mais neve....
O fim de semana foi muito bom...sabadao estivemos no "Julemarkedet" (mercado de natal) em Åsatun que e muito comum nessa epoca do ano...geralmente vendem-se produtos confeccionados em casa e por isso mesmo o precinho nem sempre e muito baixo...tinha porcelana pintada a mao, lembrancas tipicas da Noruega, malhas e gorros, roupinhas para bonecas, comidas, mel, meia e sapatilhas...um pouco de tudo...dificil ate escolher...no final compramos um gorro super "maneiro" pro Lollo e uma caixa porta-joias pintada a mao para minha mae e claro, mel que eu adoro...
Apos, pizza em Lindås e compras rapidas...todo mundo louco para vir logo para casa...o resto do sabado e o domingao foi tranquilo a base de muitos filmes e comilanca...gostei muito do Batman (o mais recente que conta toda a historia do personagem)...assistimos tb o Sin City, A Guerra dos Mundos com o Tom Cruise e o ultimo do Brad com a Angelina Jolie...
Hoje estou aqui ajudando na loja...sempre muito para fazer e ja que descobrir os defeitos dos computadores nao e o meu forte, eu faco a contabilidade e ja ajudo um pouco...
De resto vamos bem...Lollo e eu continuamos sofrendo com as crises de tosse...e agora Frode que comecou tb...espero que possamos nos recuperar logo...comigo a tosse ja esta me seguindo em 2 semanas desde aquela rouquidao, se lembram??...pois e, tomei xarope, chupei pastilhas e nadinha...mas uma hora a gente melhora....
x
Por aqui muita festa na grande premier do novo filme do Harry Potter...o cinema de Bergen estava repleto e muitos artistas apareceram...as criancas se vestiram a carater e muitos adultos tb...fumaca colorida, pocoes magicas, bruxos e bruxinhas fizeram a festa muito especial...
Uma marcha cheia de criancas sorridentes saiu por volta das 17 horas da estacao de trem e seguiu fazendo muita algazarra pelas ruas principais de Bergen em diracao ao cinema...
x
Um assunto que tem dado muito oque falar por aqui e sobre o Exercito da Salvacao...pois e, um funcionario foi dispensado por ser homosexual....em plena Noruega acontecer isso e inacreditavel, mas aconteceu...e o assunto criou tanta polemica que muita gente diz que nao faz mais doacoes para o Exercito da Salvacao apos esse fato...acho que eles vao ter um natal mais magrinho este ano....
Do meu ponto de vista acho que o Exercito da Salvacao so tem a perder com esse ato tolo...claro que tem quem concorde com eles...mas a grande maioria da populacao nao esta de acordo e isso vai contra toda as regras que protegem os direitos dos homosexuais na Noruega....
x
x

Noruega popular entre estudantes
x
Estudantes estrangeiros estão correndo para a Noruega como nunca.
O número de estrangeiros estudando na Noruega aumentou, no período de 2000 a 2004, de 6.000 para 10.000 estudantes. Um a cada quatro estudantes estrangeiros na Noruega estuda nas áreas de ciência social, direito, economia e administração. Ciência natural é a segunda área mais popular de estudo com quase 20% dos estudantes. Nos últimos anos a educação internacional tem sido mais coordenada entre os países, e a Noruega introduziu os diplomas internacionais de Bacharel e Licenciado, o que pode parcialmente explicar o crescimento do número de estudantes.
Recentemente um novo website foi lançado,
www.studyinnorway.no, pelo Centro Norueguês para Cooperação Internacional em Educação Superior (SIU). O novo website é o primeiro serviço da Noruega na Internet para prováveis estudantes procurando por informações gerais sobre oportunidades de estudo em instituições norueguesas de ensino superior.
O website é parte de uma nova estratégia nacional para promover a Noruega no exterior como um atrativo destino para estudo e pesquisa. O SIU é responsável por desenvolver e implementar a nova estratégia.

Ministério das Relações Exteriores
x
x
x

Desejo a todos um delicioso inicio de semana

com

muita paz e harmonia!!!

PS. Hei Paula, muito obrigada pelo seu comentario...infelizmente eu nao tenho muito conhecimento sobre os acontecimentos escandinavos ai no Brasil...mas se vc souber de algo interssante, pode me mandar via e-mail pois terei o maior prazer em publicar e ficarei muito agradecida....

ps2. Hei amiga Renata, vc perguntou sobre que lingua falamos com o Daniel em casa...bem eu e as criancas so falamos em portugues com ele...eu e Frode so falamos noruegues...o ingles ja foi totalmente abolido...mas quando estamos todos reunidos com a familia do meu marido, por exemplo, so falamos todos em noruegues....mas confesso que tem hora que me pego fazendo uma "salada" com o Lollo...hehehe...falo noruegues misturado com portugues e fico pensando sera que ele sabe do que estou falando???...hehehehe


Nenhum comentário: