terça-feira, novembro 08, 2005

Mais umas das vistas aqui de casa, vendo se a ponte que une Flatøy a Knarvik
x
God dag alle sammen!!..espero que todos tenham tido um delicioso fim de semana...por aqui muita chuva...a chuva vai e vem...a gente nunca sabe que tipo de roupa deve usar...o frio intenso ainda nao deu as caras por aqui e por enquanto nem sinal de neve...
Hoje acordamos com uma ventania incrivel...acredito ter sido uma das mais violentas que eu ja vi...as janelas tremiam e os cabos da antena parabolica e telefone batiam fortemente contra a parede da casa, fazendo um barulho terrivel...ainda bem que eu estava muito bem protegida dentro de casa...mas coitado de quem iria a escola ou trabalho...nem pensar em poder apelar para a ajuda de um guarda-chuva...
Bem como alegria de pobre dura pouco, na sexta-feira a noite surgiram os primeiros sintomas da minha rouquidao...uma tosse horrorosa acompanhada de dor no peito...acho que nunca tossi tanto na minha vida...que horror!!...
No sabado estava ate bem, mas nao 100%...queriamos ir ao cinema ja que era dia do "Cinema de Bergen" e poderiamos assistir varios filmes pela metade do preco...estava lotaderrimo!!...mas achei melhor deixar pra la, com medo de ter alguma crise de tosse justamente durante o filme...
Assim, resolvemos convidar os sogros para almocarem fora conosco...os pimpolhos gigantes decidiram ficar em casa e devorar pizzas e cantar no karaoke...
Fomos em um restaurante la em Lindås aonde estivemos pela ultima vez em 2001, um dia antes do meu embarque de volta ao Brasil...bateu aquele clima de nostalgia entre nos dois...a comida fantastica e a vista incrivel dando para o cais e os barcos...pena que o tempo cinzento nao ajudou muito...os sogros adoraram e claro que nao podia faltar a sobremesa sorvete de baunilha com calda quente de framboesas e licor de ovos...hummmmmmmmm...que delicia!!...
De volta para casa, sofa, karaoke e muita tosse...coff.coff.coff...hehehehe....
Segundona, trabalhei cedinho e apos, trabalho extra na lavagem das vidracas do Odfjell (o mesmo aonde quase morri do coracao por causa da altura)...trabalhei ate as 15 hs...e a noite a tosse atacou brava...terrivel mesmo!!...se nao melhorar acho que vou ter que apelar para o medico...estou tomando xarope, chupando pastilhas e mastigando o gengibre com mel...mas a noite a coisa vai mal...espero que hoje eu nao me sinta tao mal....
Mas em relacao ao trabalho, esta otimo...estou gostando muito e aprendendo sempre mais...conhecendo gente nova, conhecendo a historia de outras estrangeiras como eu e vivenciando esse contacto mutuo entre todos nos com os noruegueses...
x
x
Um filme interessante que assistimos se chama "Lilja4ever"...e um filme sueco que conta a historia de uma menina pobre de 15 anos, nascida em um dos paises da antiga Uniao Sovietica...Lilja e uma menina bonita e cheia de sonhos...sua mae arruma um americano que quer leva-la para os Estados Unidos...a mae, se um ser assim pode ser chamada de mae, deixa Lilja sozinha e parte junto com o americano, que nao quer ter Lilja junto com eles na America...a partir dai a vida da menina se transforma...ela se muda para um apto sujo e apertado e devido a necessida acaba se envolvendo no mundo da prostituicao...
Com o tempo conhece um rapaz muito simpatico que se mostra apaixonado e a convida a vir para a Suecia...Lilja parte em busca de um sonho...um sonho de dor, lagrimas, prostituicao e morte....
Infelizmente a historia e muito triste, mas e uma maneira de abrir os olhos de centenas de meninas em todo o mundo que trocam o certo pelo incerto...deixando seus paises atras de conversas de pessoas sem escrupulos...nem sempre oque "reluz e ouro"...e um filme para ser visto, nao so pela historia em si, mas por mostrar que apesar da pobreza e dificuldades, Lilja era muito feliz durante o periodo em que vivia ao lado de sua mae...
x
x
O SORRISO DO NORUEGUES...
X
Voces sabem que uma coisa boa da gente ter contacto com os noruegueses e que a gente acaba aprendendo mais e mais sobre eles....muita gente, principalmente brasileiros, reclamam da frieza do noruegues...pois bem, eu lhes digo que eles se conhecem muito bem e sabem que nao sao os seres mais sorridentes do mundo...
Explico:...me lembro do dia em que fomos a cabana da Mona, professora da Aline do ano passado, para a festa de despedida das criancas...eu fui no carro da Linda, mae da Sandra...a Linda e uma pessoa de muito facil contacto e ela me perguntou se eu como brasileira nao achava noruegues um povo de cara fechada...eu respondi que tem alguns e outros que sim, mas tem muitos que sao extremamente simpaticos e sorridentes...e ela me contou que todo ano ela gosta de passar cerca de 45 dias na Tailandia com as criancas...e que o tailandes e um povo tao sorridente, feliz e simpatico que ela com os dias comecava a se sentir contagiada com aquelea alegria toda...assim como eles, a cada encontro na piscina, no restaurante ou na praia ela abria um "baita" sorriso e desejava "God Dag" para quem viesse...
Ela contou que era tao estranho e gostoso aquele sentimento de sorrir o tempo todo, que quando ela retornava a Noruega, ela se sentia estranha...ate comecar a ser ela mesma de novo...com vida corrida, criancas, trabalho, escola....e o sorriso aparecer apenas vez ou outra...
O mesmo eu ouvi de uma rapaz no supermercado onde trabalho...um dia eu estava atras de "flatbrød" (e um pao fino como uma folha de papel) ... ele me ajudoU e depois perguntou se no Brasil nao tinha aquele tipo de pao...eu disse que nao (pelo menos eu nunca tinha visto)...e ele disse mas vc e brasileira,ne ...brasileiro e um povo alegre e sorridente, nao e estranho para vc chegar aqui e o noruegues assim (ele fez uma cara engracada com as sobrancelhas para baixo e com um baita bico...heheheh)...eu ri muito e disse para ele que assim como aqui, la tem tb muita gente de mal humor ou que nao sorri muito...
Dai ele disse, mas aqui e esse clima...tantos meses de frio e a gente dentro de casa com pouco contacto com os outros...assim a gente nao ve a hora de chegar o verao e o sol e a gente poder sair, encontrar pessoas...
Assim, da para saber que o noruegues sabe muito bem que ele tem uma personalidade diferente...que a personalidade deles nao pode ser comparada a nossa, de pais quente e tropical onde o sol brilha maravilhosamente o ano todo...onde somos mais abertos para o contacto com outros...algumas pessoas vem para ca e se chocam com a distancia dos noruegueses...pelos vizinhos nao terem muito contacto e tal...mas e uma caracteristica desse povo...eles sabem que sao assim...
Mas oque notamos e que o contacto cada vez maior entre noruegueses e brasileiros, por exemplo, tem criado tipos bem mais alegres e descontraidos....essa nova leva de bebes "vikings-brasileiros", acabarao por criar novas caracteristicas dentro desse povo....quem sabe uma pitadinha de mais alegria, regada com muito bom humor e sorrisos nos labios mais vezes ao dia???...so o tempo dira....
Mas uma coisa lhes digo apesar de serem em sua maioria, um povo mais quieto e fechado, eles tem um coracao de ouro...e nao pensam duaz vezes quando e necessario abrir as carteiras ou esvaziar os guarda-roupas para ajudar quem precisa...assim e saber entende-los e aprender a aceita-los como eles sao...
x
x
NA NOSSA SECAO SORRIR NADA CUSTA E FAZ SEU DIA MAIS ALEGRE..
X
Pérolas das provas de redação!!!
>O que está entre parênteses são os comentários dos professores:>>"O sero mano tem uma missão....">(A minha, por exemplo, é ter que ler isso!)
>>>"O Euninho já provocou secas e enchentes calamitosas...">(Levei uns minutos para identificar El Niño...)
>>>"O problema ainda é maior se tratando da camada Diozanio!">(Eu não sabia que a camada tinha esse nome bonito)
>>>"Enquanto isso os Zoutros... tudo baixo nive...">(Seja você mesmo!)
>>>"A situação tende a piorar: os madeireiros da Amazônia destroem a Mata>Atlântica da região".>(E, além de tudo, viajam prá caramba, heim?)
>>>"O que é de interêsse coletivo de todos nem sempre interessa a ninguém>individualmente".>(Entendeu?)
>>>"Não preserve apenas o meio ambiente e sim todo ele".>(Faz sentido)
>>>"O grande problema do Rio Amazonas é a pesca dos peixes.">(Achei que fosse a pesca dos pássaros.)
>>>"É um problema de muita gravidez.">(Com certeza... se seu pai usasse camisinha, não leríamos isso!)
>>>"A AIDS é transmitida pelo mosquito AIDES EGIPSIO.">(Sem comentário)
>>>"Já está muito de difícel de achar os pandas na Amazônia.">(Que pena. Também ursos e elefantes sumiram de lá.)
>>>"A natureza brasileira tem 500 anos e já está quase se acabando".>(Foi trazida nas caravelas, certo?)
>>>"O cerumano no mesmo tempo que constrói, também destrói, pois nós temos que>nos unir para realizarmos parcerias juntos".>(Não conte comigo)
>>>"Na verdade, nem todo desmatamento é tão ruim. Por exemplo, o do Aeds >Egipte>seria um bom beneficácio para o Brasil".>(Vamos trocar as fumaças pelas moto-serras.)
>>>"Vamos mostrar que somos semelhantemente iguais uns aos outros".>(Com algumas diferenças básicas.)
>>>".... menos desmatamentos , mais florestas arborizadas.">(Concordo! De florestas não arborizadas, basta o Saara!)
>>>"... provocando assim a desolamento de grandes expecies raras".>(Vocês não sabiam que os animais também tem depressão?)
>>>"Nesta terra ensi plantando tudo dá".>(Isto deve ser o português arcaico que Caminha escrevia...)
>>>"Isso tudo é devido ao raios ultra-violentos que recebemos todo dia".>(Meu Deus... Haja pára-raio!)
>>>"Tudo isso colaborou com a estinção do micro-leão dourado">(Quem teria sido o fabricante? Compac? Apple? IBM?)
>>>"Imaginem a bandeira do Brasil. O azul representa o céu, o verde representa>as matas, e o amarelo o ouro. O ouro foi roubado e as matas estão quase se>indo. No dia em que roubarem nosso céu, ficaremos sem bandeira".>>(Ainda bem que temos aquela faixinha onde está escrito "Ordem e >Progresso".)>>"Ultimamente não se fala em outro assunto anonser sobre o araras azuls que>ficam sob voando as matas".>(Talvez por terem complexo de urubus!)
>>>"... são formados pelas bacias esfereográficas".>(Imaginem as bacias da BIC)
>>>"Eu concordo em gênero e número igual".>(Eu discordo)
x
x
A todos voces
uma deliciosa semana
com muita paz, harmonia
e
felicidade!!x
x
x
ps...assim que eu tiver um empinho prometo ir visitando a todos...
ps2...nao esquecendo de parabenizar (atrasado mas com muito carinho) os aniversariantes da ultima semana...o meu querido amigo Do e o maridao da Deusita, o Dennis...Gratulerer med dagen para voces dois!!....

Nenhum comentário: