segunda-feira, dezembro 19, 2005

Image hosted by Photobucket.com

Familia "nisse"..Nissefar (pai), Nissemor (mae) e nissebarna (criancas)

God dag alle sammen!!...por aqui a neve esta linda...e o frio terrivel!!...o clima natalino chegou adiantado, ja que segundo a metereologia, a chuva vai estragar nosso "natal branco" este ano..mas como a "esperanca e a ultima que morre", vamos ver oque acontece...a neve estava tao "chamativa" e perfeita, que sabado a noite Frode nao resistiu e foi para o quintal brincar com o Daniel e os pimpolhos gigantes...muitos tombos e bolas de neve na minha janela...ate um boneco de neve eles construiram com olhinhos de pedra e nariz de cenoura...ficou uma gracinha!!!...
Sabadao, dia de compras...festas a vista e todos os shoppings estao lotados...dificil achar vagas de estacionamento e um lugar mais calminho...mas ontem acordamos mais cedo, e assim deu para aproveitar mais o dia e evitar os grandes congestionamentos....
Tinhamos que trocar umas partes eletricas na casa e isso deveria ser feito urgente...e aqui quem quer aproveitar o periodo de claridade tem que levantar cedo, pois por volta de 16 horas ja esta tudo totalmente escuro...
Domingao deu para dormir ate mais tarde e tomar cafe preguicosamente...a tarde saimos em passeio de carro...havia muito trafico e a maioria das lojas e supermercados estavam abertos...claro, e natal!!!...seguimos passando por alguns bairros de Bergen e saimos na comunidade de Os (nao e a do Magico de Oz, nao viu!!...hahaha)...um lugarzinho lindo e paradisiaco, aonde construiram uma arvore de natal imensa em forma de piramide que pode ser vista de todos os lados da cidade...muito bonito...
Nesse local fomos ate um hotel muito antigo e famoso que se chama "Solstrand Hotel"......um hotel muito bem conservado e com uma vista de tirar o folego de qualquer mortal...mas nao demos sorte, pois o restaurante ja estava fechado devido ao excesso de convidados para "julebordet"...no caminho de volta, a escuridao chegou rapido....seguimos de volta passando pelo aeroporto e fomos ao hotel onde eu e Frode passamos a primeira noite que nos encontramos aqui em Bergen...estava lotado e teriamos que esperar 2 horas por uma mesa...e nada de jantar de novo...assim decidimos por vir comer em casa mesmo...tadinho, ele queria me fazer uma surpresa...mas valeu pelo passeio e pela recordacao do nosso primeiro encontro...afinal recordar e sempre bom e o amor e lindo!!!...
x
TRADICOES NATALINAS NA NORUEGA - Julen i Norge...

x
O PAPAI NOEL NORUEGUES - "JULENISSEN"

x
O papai noel noruegues nao e como o papai noel americano...O "Nisse" noruegues difere muito do Santa Claus e do Sao Nicolau...na Noruega moderna nos temos realmente os dois tipos de papai noel....
O nome "nisse" provavelmente deriva de Sao Nicolau...mas "nisse" sao duendes (ou gnomos) que sao antigas figuras que existiam muito tempo antes do nascimento de Cristo...existem diferentes tipos de "nisse" na Noruega e o mais conhecido e o "Fjønisse" que e um "nisse" que cuida dos animais das fazendas...
Esse "Fjønisse" e muito baixo e normalmente barbudo e vive em um estabulo...ele usa roupas de la e normalmente usa um gorro vermelho e geralmente usa magia para assustar as pessoas...as vezes ele assusta as pessoas apagando as velas e atormentando o cachorro da familia...lembra bem o arteiro "saci perere" brasileiro...

Image hosted by Photobucket.com

Nisse cuidando dos animais...

x

Ele pode viver amigavelmente ao lado das pessoas da fazenda, mas nunca esquecam de dar-lhe uma grande porcao de mingau ao pe da arvore de natal ou ele ficara zangado e usara magia para atazanar os mortais como mover os animais em torno das pesoas, fazer os cavalos relincharem e outros tipos de brincadeiras ...
Claro que tb temos o "Papai Noel" (Julenissen) que esta presente na maioria das casas e e mais identico ao Santa Claus...o "Julenisse" traz os presentes para todas as criancas que tiveram bom comportamento durante o ano na noite de natal...ele nao e tao timido como o Santa Claus que desce escondido pelas chamines das casas...o Julenisse traz os presentes em maos para todas as criancas que merecem......

Desejo a todos voces

um belo inicio de semana