quarta-feira, dezembro 07, 2005

God dag, god dag!!...hei gente, sumi ne??....mas esta tudo bem por aqui...e so excesso de servico mesmo...servico extra na segunda e ontem...mas nao reclamo, nao...afinal, a gente tem que aproveitar as oportunidades que aparecem...
Assim como ja estamos no meio da semana, nao vou nem contar sobre o fim de semana...mas foi bom, com passeios, visita a minha cunhada em sua nova casa e dias deliciosos com ceu azul e muito frio...brrrrbrrrrrrrr....e poe frio nisso...aqui onde moro estava menos 10 graus por volta de meia-noite....
Em Bergen sempre aquele excesso de atividades, em sua maioria voltadas para o periodo de natal...muitas pecas teatrais, filmes e danca em torno das arvores de natal....
x
Na segunda-feira mandei a caixa com os presentinhos da minha familia...mas dessa vez exagerei nas compras e nao consegui colocar tudo dentro da caixa...resultado:um monte de coisas teriam que ser descartadas... minha irma ligou e disse que eu deveria dar preferencia para os presentinhos dela (ela tem aniversario dia 10.12 tb) e mandar oque couber da minha mae...oque nao coubesse na caixa, minha mae poderia pegar em maio quando ela vem para ca....mas e mas e mas...mas dai veio o sogro que comprou presentes para as duas tb, tenho que mandar o presente do meu afilhado e as comidinhas que nao couberam na caixa...assim, decidimos por comprar mais uma caixa e encher com tudo oque nao coube na outra...as duas vao fazer a festa, com certeza e eu posso aproveitar e enviar umas lembrancinhas para as amigas tb...
Eu sou tao "doidinha" que cismei que os correios tinham me dado a caixa errada...hehehe....
x
Ontem fui chamada no AETAT (Central dos trabalhadores da Noruega) pois eles queriam me oferecer um curso (novamente, depois da "furada" deles comigo no inicio de agosto...vcs lembram???)...o senhor (que por sinal tem o mesmo nome do meu marido), me inscreveu e me explicou todos os procedimentos e direitos e tal...escolhi novamente o curso de 6 meses para "Trabalho com criancas e jovens"...

Mas dai vem o detalhe, se eu conseguir a vaga, vou ter que optar por continuar trabalhando ou so estudar....isso devido ao horario do curso...a semana toda, das 9 ate as 14:30....como e que vou trabalhar???...ele me informou que eu tem as leis protegem o trabalhador que quer estudar e que eu devo conversar com os chefes e encontrar alguma solucao...
Claro, que mesmo que eu saia do emprego eu vou continuar recebendo a ajuda de custo do governo por estar estudando, ajuda transporte e tal...mas e depois que o curso terminar???....vou ficar d emaozinhas abanando novamente???...claro que ele disse que se eu fizer o curso muitas "portas se abrirao" para mim e tal...mas realmente e algo que tenho que pensar e avaliar os pros e os contras....
x
x
"Bergenstesten" e "Språktesten"

x
Hoje atendendo a pedidos vou falar sobre os dois testes de lingua norueguesa que a maioria dos estrangeiros devem prestar...
x
Vcs sabem bem que todos os estrangeiros que entraram na Noruega desde de set/2005, tem obrigacao de frequentar 300 horas de curso gratuito de noruegues....
Quando terminamos o curso podemos prestar o "Språktesten" que e realizado 3 vezes por ano em varias cidades norueguesas...esse teste e a nivel intermediario e e dividido da segunte forma:

x
1.teste de leitura e escrita, onde o aluno devera escrever uma redacao conforme o tema escolhido...
2.teste de entendimento, onde o aluno escutara um texto e devera responder perguntas referentes aos textos ouvidos...
3.teste de pronuncia e conhecimento da lingua, onde somos entrevistados por uma banca que faz perguntas e que nos avaliam conforme o nosso entendimento, pronuncia e conhecimentos em relacao as perguntas feitas....pode acontecer de estarmos com mais algum outro aluno e participarmos de um debate ou discussao sobre o tema escolhido pela banca...

(quando fiz pediram que eu e outra estudante falassemos sobre as tradicoes natalinas em nossos paises, mas uma perguntando para a outra, toda a conversa e discussao so entre nos...a banca so avaliou e deu a nota...essa entrevista dura cerca de 20 minutos)
Esse teste nao tem interesse em dar uma nota ao aluno e sim avaliar se ele esta preparado para procurar emprego, para ter contacto com noruegueses, para fazer parte da sociedade em um todo....
Avalia mais seu grau de habilidade para resolver problemas praticos do dia-a-dia como ir ao medico, atender telefone, ouvir noticias no radio e na tv, etc...
Os alunos aprovados conseguem um documento aonde consta "aprovado com exito", "aprovado" ou "nao aprovado"...

Os alunos que nao sao aprovados no teste escrito mas sao aprovados no teste de pronuncia e conhecimentos da lingua, devarao fazer todo o teste novamente...
Ja os alunos que conseguem aprovacao na parte escrita e e nao conseguem aprovacao no teste de pronuncia e conhecimentos da lingua, poderao fazer novamente so o teste em que foram reprovados...isso porque o teste escrito e considerado o mais exigente de todos...

O "Bergenstesten" ja e um teste de alto nivel, ou seja para alunos que ja frequentaram o curso basico e o intemediario e procuram vagas nas universidades ou precisam de documentacao sobre conhecimento da lingua norueguesa para trabalharem (como medicos, dentistas, engenheiros, etc...)
Esse teste e muito exigente e requer um excelente conhecimento da gramatica da lingua norueguesa, bem como uma excelente pronuncia em noruegues...
Esse teste dura cerca de 6 horas e e realizado 3 vezes por ano em varias cidades norueguesas...
Esse teste e dividido em duas fases com 5 provas:
x

Del 1: parte 1
Leitura e entendimento
Ouvir e entender - conversas e mensagens
Gramatica, palavras e expressoes
Del 2:parte 2
teste escrito
redacao

Quem consegue aprovacao no "Bergenstesten" esta preparado para alcar "altos voos", procurar vagas nas universidades e trabalhos em setores mais altos...
Esse teste nao e obrigatorio para todos...geralmente conforme o trabalho ou escola que procuramos, e exigido um teste ou outro...
Mas posso lhes garantir que o "Bergenstest" e muito exigente e os alunos devem estar realmente preparados...e o preco e 1000 coroas para se prestar esse teste...
Geralmente muitos alunos estao aptos a prestar o "Språktesten" apos o termino do curso gratuito de noruegues (cerca de 300 horas de ensino)...outros precisam de mais tempo e podem requisitar mais horas-aula para se prepararem melhor....
Sei que muitos nao querem prestar o teste, mas garanto-lhes que qualquer emprego mais simples exige que tenhamos pelo menos um conhecimento basico de noruegues...assim melhor aproveitar que e tudo gratuito, aprender e estar pronto para procurar emprego e viver em sociedade...

As pessoas com problemas auditivos, como eu por exemplo, podem levar um atestado medico e fazer o teste de forma que o problema fisico nao interfira no andamento do teste...

x

x

Desejo a todos voces

um

dia iluminado,

com muito alegria e paz espiritual...

Nenhum comentário: