quarta-feira, janeiro 11, 2006

Vamos esquiar??...


God dag alle sammen!!...depois de dias de sol e ceu azul, a chuvinha voltou e veio acompanhada de uma ventania que parecia que ia carregar tudo que via pela frente...o frio amenizou e ja da para andar com uns casacos mais leves...mas a paisagem estava triste e cinzenta...
Mas por aqui a vida continua como se a chuva fosse uma parte importante da paisagem de Bergen...mamaes com seu carrinhos de bebes, criancas com suas galochas coloridas e roupas especiais que as protegem da chuva, madames com suas peles e enormes sombrinhas, ciclistas, pescadores...gente que vai e que vem...uma mistura deliciosa de chuva e sorrisos infantis de de alguns pequenos que pulam e se divertem nas grandes pocas de agua...
x
Hoje bati meus recordes no trabalho...mudei meu esquema de limpeza apos a minha decepcao com as marcas de pezinhos dos funcionarios no meu piso recem-lavado....hoje, que e o dia que mais tenho servico, pois lavo a area dos funcionarios tb, terminei tudo em 2 h e 05 minutos...geralmente levo 2h e 40minutos horas na quarta-feira...mudei a ordem das coisas e parece que funcionou bem...
Ja em Sandviken e uma beleza...uma tranquilidade...oque mata e o calorao...explico...e que geralmente alcoolatras e drogados sentem muito frio, assim todos os aquecedores sao ligados no maximo...me sinto mal e olha que tenho trabalhado so de camiseta de mangas curtas...e eles estao sempre agasalhados mesmo com aquele calorao nas salas...
A limpeza e extrema em todos os comodos do predio...isso se faz necessario para que que todos que estao em tratamento se sintam bem e em uma ambiente limpo, ja que geralmente a higiene tb nao e la essas coisas entre os usuarios de drogas e alcoolatras...
Em sua maioria sao simpaticos e ajudam a abrir as portas...dizem "bom dia" e perguntam como foi o dia da gente...alguns vivem em um mundo fechado e triste...so dormem por horas e ate dias...nao e uma vida facil...mas ao contrario do que dizem "que o mundo das drogas e um caminho sem volta", ja nao concordo no todo...acredito que muitos tem desejo de vencer o vicio, de seguir em frente com suas vidas, de retornarem para suas familias e possivelmente trabalharem...pois a partir da hora que estao em ums instituicao como essa e porque desejam se curar, desejam voltar a sonhar e alcancar metas...ah!! esse centro e mantido pelo Exercito da Salvacao da Noruega...assim vejo que as doacoes dos noruegueses tem sido bem utilizadas por essa instituicao que os recebe, os trata com carinho e respeito e os prepara para um retorno a sociedade, mesmo que seja um retorno muito demorado...
x
Apos o final de ano e tempo de correr as lojas e aproveitar as grandes liquidacoes na Noruega...para quem nao usou todo o dindin durante as festas esta ai uma otima oportunidade de ver o dinheiro render e comprar muito...algumas lojas estao dando descontos de ate 80%...ontem comprei umas "malhinhas" lindas para mim... o preco anterior era de 399,50 e sabem quanto paguei???...so 50 Coroas...comprei uma saia e mais umas blusinhas e nao gastei mais do que 350 Coroas que seria o preco de uma unica peca....eta tentacao!!!
x
X

Interessado em estudar em Oslo por seis semanas?
X

Todo verão, do fim de junho ao começo de agosto, a "International Summer School" (ISS) recebe aproximadamente 500 estudantes de todas as partes do mundo em sua grande variedade de cursos universitários, principalmente nas áreas de artes liberais e ciências sociais.
ISS é um centro acadêmico para o aprendizado em um contexto internacional, e um forum para estimular o conhecimento intercultural. A ISS está aberta a participantes qualificados do mundo todo. A escola oferece cursos no âmbito de humanidades, ciências sociais, educação de necessidades especiais, estudos da mídia, saúde comunitária internacional, planejamento de energia e desenvolvimento sustentável, pesquisa de paz, e desenvolvimento internacional.
A equipe acadêmica da ISS consiste em professores universitários e outros profissionais qualificados. Todos os cursos da ISS são ministrados em inglês, exceto os de língua norueguesa e dois de literatura da Noruega.
A maioria dos estudantes da ISS fica alojada em Blindern Studenterhjem (Dormitórios Blindern) perto do Blindern Campus onde todas as aulas são dadas. O campus fica localizado em uma área muito agradável a dez minutos do centro da cidade para quem usa o metrô, com vista para o Oslo Fjord e as colinas ao redor da cidade.
Os cursos enfocam vários aspectos da cultura e sociedade da Noruega, e também assuntos internacionais. Os participantes têm aulas diárias, fazem provas e / ou escrevem termos, e recebem uma transcrição da Universidade de Oslo. Os créditos serão certificados, mas só poderão ser acreditados por determinação da universidade local de cada aluno.
A ISS oferece uma grande variedade de atividades e eventos culturais e sociais, incluindo tardes folclóricas, seminários de cinema, debates, esportes, e um extensivo programa de excursões a locais em Oslo e nas montanhas e fiordes da Noruega rural. Os estudantes da ISS elegem um conselho estudantil que está ativamente envolvido em iniciar e implemtentar eventos extra-curriculares.
A ISS já foi chamada de mini Nações Unidas. A interação próxima às pessoas de todo o mundo estabalece uma fundação para em entendimento mais profundo e confidente entre indivíduos com históricos diferentes. A ISS também convida estudantes de áreas de conflito para participar em seminários de diálogo especial.
Leia mais sobre a ISS aqui:
International Summer School
O prazo para a entrega do formulário para a International Summer School é 1º de fevereiro de 2006. Se você está interessado, por favor entre em contato com a Embaixada da Noruega para mais informações. Eles tem todos os formulários e prospectos....corram que ainda da tempo!!!
Mona Tiller

x

x

Desejo a todos

um

dia harmonico

e

com muita paz !!

x

Nenhum comentário: