sexta-feira, agosto 11, 2006

de volta ao trabalho

God dag alle sammen!!...e a semana passou voando...que coisa!!!...por aqui continuamos a ter dias bonitos e com sol...tem chovido muito pouco, mas esta semana deu para notar uma pequena queda na temperatura...nesta epoca do ano ainda temos muitos jardins floridos, principalmente com rosas...e tempo das frutas silvestres que enfeitam e enchem os olhos e as bocas...as minhas preferidas sao as framboesas (bringebær)...so no ano passado se consumiu 180 toneladas dessa frutinha por aqui, este ano se espera um consumo superior a 400 toneladas...mas nem todos precisam compra-las, pois essas frutinhas estao espalhadas por todo lugar...so no jardim da minha sogra temos "rips", "blåbær", "morelle" e "bringebær"...ela prepara compotas, geleias, sopas doces e sucos que sao guardados cuidadosamente no porao e podem ser degustados durante o ano todo....e tempo tb das macas...as macieiras estao carregadinhas e acreditem ou nao, tem uma bem de frente a minha casa...nao e de ninguem, segundo a vizinha...e de todo mundo...
As frutas trazem os primeiros sinais de que logo o verao se finda e a natureza vai comecar a se transformar novamente...o calor vai diminuindo, diminuindo..ate finalmente recebermos os primeiros sopros gelados do outono em nossas vidas...

Photobucket - Video and Image Hosting

Solbær

Photobucket - Video and Image Hosting

Rips

Photobucket - Video and Image Hosting

Bringebær

Photobucket - Video and Image Hosting

Blåbær



Na segundona voltei ao trabalho...como diz uma amiga minha: "E tao bom saber que alguem esta esperando a volta da gente apos as ferias"...sim, sim...mas, quando adentrei o supermercado pude enteder bem o porque de estarem perguntando sobre a data da minha volta...hehehe...a minha substituta nao deu conta do servico como devia...penei para limpar o "lixinho" acumulado por debaixo das prateleiras durante "praticamente" 4 semanas...uiuiuiui...mas, nao reclamo...afinal, se nao fosse por ela eu nao teria ferias...e de uma forma ou outra, ela tentou fazer algo e ganhar um "extrinha"...ela se chama Ragnhild e e uma menina TOP6...ou seja, teve as melhores notas da classe...se formou este ano e estava esperando por uma vaga na faculdade de medicina...tenho certeza que ela conseguira...
Ja em Sandivken foram 2 poloneses que trabalharam durante as minhas ferias...excelentes!!!...rapidos e afetivos...nada a reclamar....
Ontem, por exemplo, precisei "matar" servico (fui para o curso de direcao no gelo), e um desses poloneses e que me substituiu...o nome da mulher e Maria e do rapaz...bem, deixa pra la...impossivel de falar...hehehe

Segunda-feira que vem e o ultimo dia do Lollo na escolinha...na terca-feira ele comecara na nova, aqui ao lado de casa...ja estou com dor no coracao so em pensar em despedidas afinal os funcionarios da escolinha sao otimos...sorridentes, atenciosos, dedicados...tomara que ele goste da nova escolinha e que os funcionarios sejam tao atenciosos como no "Regnbuen"...

Aline comeca em nova escola na semana que vem ...mudou de comunidade, tem que se mudar de escola...sao as regras...ela chorou, bateu o pe...mas, nao teve jeito...mas, me parece que agora ja esta contentinha, pois ja arrumou uma "nova amizade" que vai estudar na mesma escola...o padrasto ja disse que vai ficar de olho nesta "nova amizade"...hehehe

Christian nao conseguiu vaga na escola este ano...aqui a coisa e concorrida.... e dependendo das notas, fica tudo mais complicado ainda....mas, como ele ainda esta na duvida sobre oque ele realmente quer para o futuro e as notas nao estao la essas coisas, resolvemos todos juntos que ele vai dar uma pausa este ano...e muito comum os jovens darem uma pausa de ate 2 anos nos estudos e neste periodo trabalharem...assim, ele ja comecou a trabalhar na mesma firma que trabalho e vem sendo muito elogiado...com o tempo ele pode pensar melhor no que ele quer fazer no proximo ano...

HVA SKJER I NORGE????
1.Por aqui as novidades ficam por conta do famoso escritor noruegues Jostein Gaarder (O Mundo de Sofia, A Garota das Laranjas, Atraves do Espelho, O Coringa, etc...)...ele comentou no jornal noruegues DB sobre seu ponto de vista sobre a crise entre Israel e vizinhos...o escritor simplemenste expos suas ideias, a partir de sua experiencia filosofica...desde que a entrevista fou publicada, o escritor vem sendo chamado de anti-semita e outras coisas mais...e um grupo mais afoito, recomenda que seus livros tenham sua publicacao proibida em Israel...eta mundinho!!!
2. Aqui em Bergen uma Agencia de Limpeza (nao e a mesma onde trabalho, nao), publicou seu anuncio em um jornal a procura de funcionarios...umas das exigencias e que os interessados tenham conhecimento necessario (escrito e falado) da lingua norueguesa...pois bem, o Sindicato contra Discriminacao no Trabalho (Likestillings og Diskrimineringsombudet) "caiu" matando, pois acham que e discriminacao contra pessoas de origem estrangeira, exigir-se conhecimento da lingua...
Bem, ate exigir que a pessoa tenha "boa aparencia" eu ate concordo que e discriminacao...mas neste caso eu estou de acordo com a firma...o sistema de trabalho aqui e diferente do Brasil...eu trabalho na limpeza e trabalho sozinha...eu e que faco pedido de material...eu e que resolvo todos os problemas nos locais onde presto meus servicos...se eu tenho problemas preciso contactar meus chefes e reclamar...se preciso faltar, se preciso substituto ou qualquer mensagem do meu local de trabalho para minha Agencia, tudo e e deve ser encaminhado pela minha pessoa...eis o porque de eu achar que o conhecimento basico da lingua norueguesa e necessario...claro que a maioria dos noruegueses abaixo dos 40 anos podem falar ingles...mas oque fazer quando eles nao podem e a gente tb nao pode a lingua deles???...oque vcs acham???
3.E por falar em poloneses....um prefeito de uma cidadezinha polonesa foi literalmente proibido de vir para a Noruega trabalhar durante suas ferias...o prefeito acompanhado de alguns medicos da cidadezinha, estao acostumados a virem todos os anos para a Noruega para trabalharem na colheita de morangos...ganham em um mes o salario de praticamente 8 meses na Polonia...so que dessa vez a populacao da cidadezinha se revoltou com o prefeito e disse que ele e pago para trabalhar pela cidade deles e que deve descansar no periodo de ferias e nao trabalhar na Noruega...eles nao querem saber de ter um prefeito de "bolso cheio" mas possivelmente cansado por nao ter descansado em suas ferias...hehehe..vai se entender, ne???
4. As tirinhas do Mauricio de Souza vem sendo publicadas no BA (Bergens Avis)...esta sendo divertido ler diariamentes as tirinhas da Monica e sua turma e principalmente do Ronaldinho...que eles escrevem como RONALDHINO...um barato!!!...hehehehe...e por falar em Ronaldinho, dia 16 tem Brasil contra Noruega...sera que a Noruega vence de novo???...nao sei, nao...mas como o Brasil nao anda jogando la essas coisas tb...vamos esperar pra ver no que da....

Continuando nossa serie: "HVA ER DET TYPISK BERGENSKE???"..."OQUE E TIPICAMENTE BERGENSE???"...aqui vai mais um pouco...

1. Tipicamente bergense e o Brann...Brann e Bergen...Bergen e Brann...e o unico time de futebol de Bergen que esta na primeira divisao...nao existe um bergense que nao ame o Brann...esse time foi fundado em 26.09.1908...suas cores sao o branco e o vermelho e o nome significa "Fogo" ou "chama"...o Brann e mais um dos grandes orgulhos desta cidade...ir ao estadio do Brann em dias de jogos, uniformizado e prontos para cantar o "Heia Brann, heia Brann" e muita mais do que tradicao...e um dever de bergense !!!

Photobucket - Video and Image HostingO slogan diz: Paixao verdadeira tem um nome


2. Tipicamente bergense e falar sobre o clima...a cidade e conhecida internacionalmente como "regnbyen" ou a "cidade da chuva"...e porque nao dizer que a chuva faz parte da tradicao desta cidade???...e porque nao dizer que faz parte do dia a dia do bergense falar sobre a chuva, o sol, o calor, as nuvens???...todo bergense tem um pouco de metereologista dentro de si e faca sol ou faca chuva, "batem o pe" que sua cidade e a mais bela cidadezinha do mundo...sem esquecer que guarda-chuva, galochas e capa-de-chuva sao a "cara" de Bergen e fazem tb parte da tradicao...
E quando o sol vem e uma festa...todos fora de casa...cada minutinho que o astro-rei brilha e aproveitado ao maximo...mas quando o astro-rei brilha demais o bergense deseja a volta da amiga chuva...esta na alma...

Photobucket - Video and Image Hosting


Tem ate uma historinha sobre um ingles que perguntou para um bergense: "Quando e o periodo do ano que mais chove em Bergen???"...e o bergense respondeu rapidamente e muito orgulhoso: "eu dei uma olhada nas estatisticas nos ultimos 10 anos, e a resposta e que o periodo que mais chove em Bergen, e o periodo que vai desde janeiro ate dezembro"...hihihi...
x
x

Desejo a todos voces
um delicioso fim de semana com muito sol,
paz, harmonia
e
pessoas amigas e verdadeiras ao lado de voces...
x
x
x
x
PS..Maria vou responder a sua pergunta no proximo post...


Um comentário:

Anônimo disse...

boa noite kelly. aqui quem vos fala é o neraldo aqui de feira de santana na bahia/brasil.....tenho 26 anos e gostaria de te fazer uma pergunta. como faço pra ir para trabalhar na noruega??............ gosto de desafios e é tb uma forma de conhecer novos lugares.posso trabalhar de tudo .....sou branco, 1,89 de altura , cabelos castanho escuro, olhos azuis esverdeados( aí deve ter muitos parecidos comigo)...sou uma pessoa legal e q nao se abate com os desafios..... desde ja agradeço pela atenção e aguardo contato......um abraço pra vc........olha o meu email é neraldo.eletrosol@hotmail.com