domingo, maio 13, 2007

DIA DAS MAES





GOD MORGEN ALLE SAMMEN!!!...Bom dia para todos!!!...aqui muito sol (apesar do vento norte soprar o tempo todo e deixar o ar um tanto frio), e perspectiva com as comemoracoes do dia 17 de maio, data maxima da Noruega...e neste dia tb que os "russ" se despedem e encerram suas festancas para entao se prepararem para os exames finais...
Os funcionarios publicos limpam e lavam as ruas e predios publicos...os canteiros estao floridos e as cercas estao sendo pintadas...afinal, o 17 de maio e um dia especial para todos os noruegueses e tudo deve estar bonito e preparado para as festas do dia...
Nas casa os canteiros se colorem com flores de todos os tipos e o clima de primavera se espalha pelas casas e coracoes...
Mas hoje esta um belo dia la fora e terei algumas visitas, assim virei com novo post e muitas noticias e novidades no decorrer da semana...hoje, passei mesmo, para desejar um lindo DIA DAS MAES a todas voces.... mulheres de fibra, corajosas, emotivas, lutadoras, sonhadoras, as vezes incompreendidas, as vezes odiadas, as vezes extremistas, as vezes zelosas e preocupadas demais...mas acima de tudo, sempre MAES!!!...
Sem deixar de dar minha especial atencao a minha mae Marlene...aquela que me deu a a chance de estar hoje aqui...o minimo que posso fazer por ela e ama-la e respeita-la como toda mae merece...
Sei que na minha juventude ouve muitas discordancias entre nos...a relacao mae-filha nao e facil naquela fase da adolescencia, aonde achamos que sabemos tudo e tudo podemos...e so quando a vida comeca a nos mostrar seus caminhos de dores e dificuldades, e que passamos a compreender melhor aquela que nos deu vida...
Minha mae e uma mulher simples...a grande paixao de mamae e seu jardim...suas flores sao suas companheiras de todo dia...e la naquele emaranhado de flores, arvores, grama e terra que ela se encontra e se sente feliz...
Eu sempre estranhei essa mania de minha mae, mas hoje, anos e anos mais tarde, me vejo fazendo o mesmo que ela...passei a gostar de jardins tb...me vejo a reparar (e espionar) os jardins dos vizinhos, a ir nas floriculturas, a me preocupar em aguar as plantinhas todo "santo" dia...
Outra coisa que marca a personalidade da minha mae, sao as cantorias dela...e sabem que ela canta muito bem??...eu e minha irma, muito sacanas, sentavamos nos degraus do lado de fora de casa, e quando mamae comecava a cantoria dela, a gente comecava a vaiar...ela ficava doida com a gente, mas depois dava boas risadas...mas nao nego que minha mae pode cantar e hoje morando tao distante dela, sinto falta das cantorias afinadas dela na cozinha ou no jardim...
De manha, a primeira coisa que ela faz apos se levantar, e abrir a porta da cozinha e fazer suas oracoes...nao, minha mae nao faz parte de nenhuma igreja, nao...na verdade, ela nunca nos obrigou a praticarmos nenhuma religiao, pois ela sempre nos ensinou que o mais importante era sermos bons, respeitarmos aos mais velhos, ouvirmos o proximo e aceitarmos as diferencas e defeitos humanos...ela tem suas proprias crencas e sei que todo dia ela agradece a Deus por tudo que tem e tudo que tem alcancado....mesmo no periodo em que ela estava aqui na Noruega conosco, ela fazia o mesmo...
Sinto uma falta danada dela...e quem mora longe sabe muito bem como doi a distancia... nao poder dar um abraco apertado, beija-la na face ou ouvir aquela vozinha, que mesmo com o passar dos anos, continua a marcar presenca....
Mas, ela sabe que estamos bem e isso e o mais importante para uma mae...ver seus filhos felizes, realizados e saudaveis...e mesmo a distancia tao longa que nos separa nao e capaz de diminuir o amor que tenho por ela...amor infinito, amor que vence barreiras, que vence distancias e que une e sempre existira...ontem, aqui e agora....infinito!!!...
Beijos no teu coracao, mae querida!!!
TE AMO MAE!!!


x
Essa musica abaixo e da banda norueguesa Vamp...se chama "Tir`na noir"... tem uma melodia linda que, para mim, cada vez que eu a ouco, me traz recordacoes de coisas de um passado que marcou...de coisas que nao devem ser esquecidas e deixadas para tras...de amores, de tormentas, de sonhos e encontros e reencontros...essa e minha homenagem a todas voces mamaes do Brasil e mamaes brasileiras espalhadas por esses mundao lindo!!!....click no link abaixo e oucam, e para vcs!!!



x
A todos voces
um otimo domingo
com muita paz e harmonia!!!

Nenhum comentário: