terça-feira, agosto 12, 2008

o retorno...

Verao em Bergen....:-))...sempre lindo!!!
Hei, mine venner!!...espero que todos estejam bem...sumi, nao e mesmo??...infelizmente, eu estava realmente sem tempo nas ultimas semanas de junho...corre-corre com encerramento das aulas...festas para la e festas para ca...quando tudo parecia estar mais calmo, me vi com poucos dias para preparar tudo para a viagem ao Brasil...
Sim, a viagem ao Brasil foi otima!!!..revi minha familia querida, reencontrei muitos bons amigos e, para minha tristeza, nao consegui encontrar muitos outros como eu queria...o tempo passa tao rapido que quando nos damos conta, ja estava na hora de embarcar de volta...carregamos minha mae e irma pelos nossos passeios e pude mostrar um pouco do nosso belo pais para meu marido e seu filho Simen...
Alugamos um carro em Sampa, descemos para Santos e seguimos pela belissima "Rio-Santos" em direcao ao Rio de Janeiro...quanto lugar bonito!!!...era quase impossivel nao querer parar em tudo quanto era praia...Maresias, Caraguatatuba, Ilha Bela, Ubatuba, Paraty e finalmente Rio...mais precisamente Niteroi, onde fomos tao bem recebidos pela querida amiga Lucinha e sua bela familia...
De Niteroi para Cabo Frio, que adoramos!!...pena que o tempo foi curto para aproveitar e ver mais as belezas da Regiao dos Lagos e prosear mais com Lucinha, Claudia, Reinaldo, Lucas e Alice...Voces sao D+ !!!
Do Rio para Salvador, seguindo para Natal, seguindo apos para Campo Grande e Bonito e, finalmente, Sampa e Campos do Jordao para os ultimos dias...
Tudo foi perfeito...dias de sol e calor (com excessao de Campos do Jordao que estava bem friozinho, e claro!!), que so nos fizeram bem...Marido amou tudo e todos!! e todos amaram meu marido...hehehe...o meu enteado tb amou tudo e nao cansava de suspirar com as belas praias (e meninas) brasileiras...hehehe...voo panoramico sobre o Rio, a vista do Parque da Cidade em Niteroi, o Pelourinho, as areias brancas de Natal encantam qualquer um...
A unica coisa triste para mim, foi ver a situacao desesperadora de algumas pessoas em alguns locais que visitamos...claro que era impossivel "esconder" que meu marido e enteado eram gringos...dai, a "massa" atacava tentando vender tudo possivel...e nao adiantava dizer que nao queria...eles insistiam e penduravam colares e pulseiras nos nossos bracos e pescoco...era um caos!!...quando nao queriam vender, era para pedir dinheiro...
Chamavam meu marido de "doutor" e falavam: "dindin doutor, to com fome"...essa e uma parte triste do meu pais...pois na verdade nao sabemos se a pessoa esta realmente pedindo por necessidade, ou esta so de malandragem...
Um outro em Salvador, ia fazer uma apresentacao la na praca ao lado do Elevador Lacerda...ele iria pular atraves de um arco com varias facas afiadas...varias pessoas esperavam para ver o espetaculo, eu e minha familia tb...quando este senhor viu meu marido com a camara, chamou ele a frente para tirar fotos...Frode foi e ele disse que queria 10 reais para ser fotografado...eu disse que nao, pois todos estavam la para ver e depois de certo ele ganharia algun dinheiro...ele se irritou e chegou mesmo a ser grosseiro conosco e ate violento, gritando: entao da 5 reais ai gringo folgado...gringo pao duro!!...dai catei o Frode pelo braco e mandei o cara se danar...e ele continuou nos xingando, e mole???
Sei bem que cada um tem que ganhar seu pao de cada dia e sustentar sua familia, mas querer se aproveitar das pessoas so porque sao gringos ou seja la oque for é muito chato!!...
No retorno, so a TAM é que "quase" conseguiu acabor com nosso bom humor na volta ao lar...com um atraso de mais de 8 horas na saida de Sampa, novas escalas, stress e brigas em aeroporto, finalmente chegamos em casa com quase um dia de atraso...aleluia!!

Por aqui parece que o verao foi bom...com muito sol e calor com temperaturas acima dos 30 graus para aegria dos bergenses...

Dia 21 de junho foi o dia mais longo do ano e, assim, novamente, comecamos a ir de encontro ao periodo de escuridao...os dias vai ficando mais e mais curtos com a proximidade do outono...

Por enquanto, tudo esta muito florido por aqui...as temperaturas se mantem amenas e as pessoas aproveitam ao maximo os dias longos...
Fim de semana em Bergen, foi so festa...apos 7 anos, finalmente, a Tall Ships Races, com escunas e barcos de varias partes do mundo atracaram no Vågen de Bergen....desde quinta-feira, a cidade se movimentou com diferentas linguas, costumes e culturas...no sabado, a maioria dos barcos ja estavam em Bergen e era quase impossivel se andar no centro...desfiles de todos os tipos e para todos os gostos, marinheiros, curiosos, etc aproveitaram o dia para participarem dessa grande festa...domingo a chuva voltou, é claro, estamos em Bergen!!...mas, nem isso tirou o animo do pessoal...a festanca, as paradas com os marinheiros e visitas aos barcos e escunas, durou o dia todo...foi, realmente, muito bonito!!..o Brasil tb estava la representado pelo almirantado Cisne Branco, que foi muito visitado nesses dias de sua parada em Bergen...
Link : http://www.ba.no/bilder_video/bilder/article3709835.ece

Bem, de resto, a novidade: comecei em novo emprego...pois e, a coisa foi meio corrida, mas conto agora...como vcs sabem eu trabalhava na escola como Assistente de SFO com 60% de carga horaria mensal...e completava as horas livres (cerca de 20%) , como assistente de escola no periodo da manha...so que, como o meu cargo como assistente de escola nao e fixo, assim nao e um salario que eu posso contar todo ano, se vcs me entendem...este ano, minha chefe havia me arrumado mais algumas horas para o ano escolar 2008-2009 que comeca em 14 de agosto...mas no proximo ano pose ser que eu tenha mais ou menos ou as vezes nadinha...
So que eu havia mandado um CV para a comunidade aonde moro ha alguns meses atras, pois eles estavam procurando assistentes e, como eu estava livre de manha, achei que poderia conseguir alguns extras la...quando eu menos esperava e, ja estava com a minha carga horaria quase totalmente preenchida, eles me ligaram para uma entrevista...
La fui eu a Lindås Kommune fazer uma entrevista...foi tudo muito tranquilo e as 4 entrevistadoras muito simpaticas...me informaram que 20 pessoas seriam entrevistadas para 2 vagas...claro que falei com minha chefe e disse a ela que nao acreditava muito que fosse conseguir algo...so que 4 dias antes de eu sair de ferias, me ligaram, informando que a vaga era minha, caso eu desejasse, e com carga horaria fixa de 92% a mes...se minha resposta fosse sim, ja poderia ate assinar o contrato pois eles sabiam que eu iria viajar...
Bem, dai eu tinha 2 dias para pensar e tomar minha decisao...primeiro sentei com meu marido, estudamos os pros e os contras...nao havia nenhum "contra", so "pros"...as vantagens: servico fixo praticamente ao lado da minha casa, aceitariam meus diplomas e certificados mantendo meu salario mais alto, carga horaria fixa...liguei para minha chefe e ela me parabenizou muito e disse que entendia minha escolha, e que estava feliz por mim...foi duro, mas temos que seguir nosso instinto tb...se eu consegui essa vaga, era porque tinha que ser minha...e aqui estou...
Dia 04.08, quebradona da viagem e ainda com dores de cabeca por causa da TAM, comecei no novo emprego...e uma creche novissima que entrara em funcionamento dia 14.08 com 144 vagas...o predio e enorme, muito claro e espacoso...teremos 3 bases com 6 salas...minha sala se chama "Fabelen" (Uma Fabula)...
Esses primeiros dias tem sido so informacoes, cursos e muito trabalho para colocarmos tudo em ordem para os "baixinhos"...e haja brinquedo,moveis,livros, eletrodomesticos, pratos, talheres, etc e tal...lavamos todos os brinquedos de pelucia, capas do colchonetes, coisas de cozinha... mas, esta quase tudo pronto para a grande abertura dia 14.08...somos 30 funcionarios no todo, entre pedagogas, professoras, assistentes, ajudante de limpeza e de cozinha, secretaria...
Sei que vou sentir muita falta do meu antigo emprego e dos amigos que la fiz, mas as coisas acontecem na hora certa e no momento certo na vida da gente...vai ser muito especial fazer parte da fundacao de uma creche/escolinha desde sua base e olhar para tras daqui ha alguns anos e sentir orgulho de ter estado la desde o principio, ter feito parte de uma nova historia...

ENQUANTO ISSO NA NORUEGA:::

Os noruegueses vao voltando pouco a pouco ao trabalho...zzzzzzzzzzz....como vcs sabem bem, ferias na Noruega e um caso muito bem planejado e geralmente, com muita antecedencia...quem deixa para ultimo minuto, se arrisca a nao encontrar vagas nos hoteis, campings ou para os charters para o exterior...
As ferias para os funcionarios noruegueses geralmente acontecem no periodo que vai de meio de junho ate final de agosto...periodo otimo que "bate" com as ferias escolares da criancada...dai e so festa...carro lotado com tudo que se pode imaginar de acessorios que vao desde boia, chapeu, repelente, bicicleta, patins, barraca, vara de pescar, barco inflavel, protetor solar, radio e claro, a famosa churrasqueira....
Muitas firmas simplesmente fecham suas portas durante todo o periodo que os funcionarios estao de ferias...outras, contratam funcionarios substitutos, geralmente estudantes que querem ganhar um extra nas ferias....
Nos hospitais e setores publicos tb e assim, muitos substitutos, oque pode causar certo caos e dores de cabeca para quem precisa de um medico de urgencia...ou algum documento de ultima hora...
As leis trabalhistas norueguesas dizem que todo funcionario tem direito, no minimo, a 3 semanas consecutivas de ferias anualmente...
Quem pode ou quer, pode tirar ferias em outras epocas do ano desde que o empregador esteja de acordo....e uma vantagem, ja que tudo nas ferias custa o dobro (ou ate o triplo) do preco normal...e quem pode viajar apos o final de agosto, por exemplo, consegue economizar muito dinheiro ja que quase ninguem viaja neste apos agosto/setembro...
Oque mais curtem os noruegueses???...um camping bem rustico com fim de tarde regado com grill de salsichas e costeletas...e claro, muita cerveja...
Para quem nao sabe, camping que eu falo nao e so aquele de montar barraca, nao...os campings europeus tem areas para barracas, para traillers e uma grande maioria, de cabanas para todos os gostos e bolsos...
Ja estive em muitos campings, e posso contar que, a maioria dos frequentadores retorna praticamente todo ano...geralmente sao lugares que frequentaram quando criancas, e o gosto pelo local foi passando de geracao a geracao...e a criancada curte de montao mesmo...ate esquecem os jogos eletronicos e pc...e banho de rio e piscina, pescaria, futebol, etc...
A coisa chata deste periodo e que, tem muitos noruegueses que saem de ferias e deixam responsabilidade em casa ou nas malas...viajam para fora do pais com seus filhos, principalmente Espanha e Turquia, passam a noite enchendo a cara e nas festas, e largam as criancas sozinhas nos aptos...e um horror!!...e as autoridades estao de "olho aberto" com esses tipos irresponsavei que tem que ser punidos...mas gracas a Deus, nunca aconteceu nada de grave com essas criancas...

Bem, bem....mas uma coisa muito natural entre os noruegueses é que eles mal acabam de voltar das ferias, e ja estao programando a proxima...hehehe...isso é oque chamamos "typisk norsk", ou seja "tipicamente noruegues"....afinal, quem nao ama ferias, nao é mesmo???...
x
x
Desejo a todos voces, dias felizes e iluminados!!!

9 comentários:

Dani e Rafa disse...

Kelly,
Só tenho a te desejar muuuito sucesso no novo trabalho. Que seja mto próspero e que te traga mtas alegrias e boa sorte!!!
Abraços,

DO disse...

Tenho certeza que vc tbem fará muitas amizades no novo emprego e terá muito sucesso,KELLY.
Achei muito legal o roteiro que vcs fizeram por aqui. Quantos lugares lindos,né? Pena que em Salvador vcs encontraram um pouco da nossa "realidade". Lembro-me que qdo estive por la com minha familia,a muitos anos atras,tbem foi ali perto do Elevador Lacerda que tivemos problema com uma "cigana" trambiqueira.
Mas faz parte,né?

Grande beijo à vc.

Anônimo disse...

Kelly,
Parabéns pelo novo emprego !
Pena que não nos encontramos no Rio !!!
Fica pra próxima!
Beijos,
Beth

Anônimo disse...

Kelly querida, voce sabe que acompanho teu blog desde o primeiro e voce retrata com personalidade seu dia a dia e dificuldades. Cada vitoria sua é merecida. Voce é esforcada e positiva. Parabéns.
E nao deixe de escrever neste blog lindo que voce tem e tem tudo a ver com voce.
Beijocas da Bahia para voce

Celia disse...

Fico feliz com seu regresso amiga. Parabens pelo novo emprego. Boa sorte.
Vejo que as férias foram muito boas e aproveitadas. Conheco uma parte do que vc falou. Tudo é realmente muito bonito, como vc falou. Agora vamos a luta. A escola comeca amanha aqui. Bj

Anônimo disse...

Você voltou ao trabalho no dia em que viajei para a Dinamarca. Na quarta feira seguinte estive dois dias em Bergen. Choveu, fez sol e frio ( um pouco de tudo) mas gostei muito.
Vou continuar a ler o seu blog que acho muito interessante.
Tem, assim, mais uma leitora e amiga. Desta feita, portuguesa, de Lisboa e a viver no pequena vila piscatória - com belas praias - Sesimbra.

Felicidades nesta nova etapa da sua vida.
Bj
Mimi

Anônimo disse...

Kelly querida que bom saber que sua viagem foi ótima, tirando o lance da TAM, é claro. Mas nada que estrague seu bom humor, né amiga.
Linda, estou feliz por seu novo emprego e espero que você não deixe de estudar também mesmo sendo um tanto cansativo. Um Diploma a mais é sempre bom e será positivo em sua nova profissâo também.
Linda, manda um beijo gostoso pro Lollo que é lindo demais.E para todos em sua família.
Paz e alegria pra você, hoje e sempre. Beijuuuuuuuuu da Yara e family...

Anônimo disse...

Eita menina, então você está se divertindo com os pentelhinhos noruegueses? devem ser muito fofos mesmo, mas imagino a choradeira e o trabalhão que devem dar. Fico feliz por você, pois sei bem que você se dedica e faz por merecer tudo oque você e seu marido tem conseguido juntos. Adoro vocês muito mesmo.
Beijocas mil para todos de Helena Rigstad

Anônimo disse...

Oi amiga,

Mandei um e-mail e um cartão pelo seu aniversário.
Escreva quando tiver um tempinho.
Um beijo em seu coração para vc e crianças.
Beth
Elizabeth Pessôa