segunda-feira, dezembro 29, 2008


E aqui estamos nos, rumo ao ultimos dias de 2008...para mim, este ano, passou rapido demais...natal, entao, nem deu tempo de sentir direito...finalzinho de novembro comecei a fazer os planos...quando ia enfeitar a casa, fazer e mandar os cartoes de natal, sair para comprar presentes, etc e tal...quando me dei conta, ja era praticamente 20 de dezembro e eu tinha feito "praticamente" nada do que havia planejado....
Ate que a casa deu pra enfeitar, mas os cartoes foram atrasados e os presentes ficaram realmente para o ultimo minuto...arvore de natal foi comprada so no dia 23....nao, dezembro passou como um cometa!!!...e assim, nos alegremos e nos preparemos para o ano novo que esta "quase" ai...
Dezembro foi o mes das "Julebordet" na Noruega (ou, ceias natalinas para os funcionarios publicos e de firmas)...como vcs sabem, geralmente muitas firmas fazem suas festas em hoteis e os participantes pernoitam, oque torna a coisa mais baguncada ainda...a maioria do povo solta a franga mesmo...bebem ate cair e fazem suas bobagens "noturnas" que vao se arrepender pro resto de suas vidas...nao e a toa que e justamente no periodo das Julebordet, que aumentam as vendas da "pilula do dia seguinte" e nao preciso contar por que, ne!!!...
Diz meu marido que os noruegueses, infelizmente, nao tem uma tradicao de saber beber "racionalmente"....ele bebem como seus antepassados, os vikings...ou sejam bebem, bebem e bebem ate cair...nao sabem beber um pouquinho de cada vez, comer um pouco, bater um papo, beber mais um pouquinho..nao!! tem que beber tudo de uma vez so e que mistureba, viu!!...mas tirando as bebedeiras e baixarias, vem a "cara de bunda" no dia seguinte quando todos se encontram para o cafe da manha...uns nem se lembram do que aconteceu e outros preferem nem lembrar...hahaha
Este ano, fomos para um Hotel em Stord...eu, Frode, Daniel, Aline e uma amiga...ficamos o fim de semana todo por la com direito a Julebordet no sabado (muito boa por sinal) e cafe da manha natalino no domingo...otimo para sair da rotina e se divertir um pouco!!...
Meio de dezembro estive na Julebordet do meu trabalho...sem marido pois era so para os funcionarios...acho que o povo daqui dessa regiao e mais comportado...so tinha uma menina la que estava tao bebada que nao se aguentava em pe...cada hora que a infeliz tentava sentar um pouco, vinha um e a tirava pra dancar...eu ri muito, pois o cara tinha que segura-la o tempo todo, ja que ela nao se aguentava em pe...minha chefe, Christine, que e muito comica, tb encorporou uma de suas personagens prediletas e deu um show...ela um barato mesmo!!...

No trabalho fizemos as oficinas de natal para as criancas, apesar de nao ter sido facil...muitas criancas pegaram um virus muito feio, que da feridas no rosto, nas palmas das maos e dos pes , etc... assim, muitos estavam em casa durante muitos dias...do nosso setor so uma crianca nao pegou esse virus...coisa chata mesmo!!...mas fizemos presentinhos para os pais, cartoes de natal, pintura, montamos presepio, calendario de natal e todo dia nos reuniamos para falar sobre cada personagem do presepio e cantarmos...
Minha chefe cismou que teriamos que apresentar o evangelho em forma de teatro para as criancas...adivinha pra quem sobrou tb??? euzinha, e claro!!...algumas de nos representaram dois personagens...assim, eu fui Pastor e Rei Mago...fiquei meio preocupada, mas foi divertido...minha outra chefe, Mona, foi o anjo mensageiro...ela cismou de usar uma lampada na testa, igual a essas que os espelologos usam nas cavernas...pois e, quando vimos a Mona entrando com aquelas asas enormes, e aquela lampada na testa, nao houve um que nao risse...e eu tinha uma fala logo que ela entrava e acabei por esquecer...hehehe...dai, foi improvisar ne...mas saiu!! as criancas gostaram e repetimos nas 3 sexta-feiras seguintes...vida de artista nao e facil, viu!!!
Agora estamos de folga...trabalho amanha e so volto dia 05.01 com 4 criancas novas no nosso setor...joia!!!

Aqui em casa recebemos meu sogro para a ceia de natal e caprichamos na "ribbe" que ele tanto gosta...e sempre bom te-lo conosco, ja que minha sogra esta morando na Casa de Velhinhos...acho que ele vira para o ano novo tb, ja que a casa das minhas cunhadas tem escadas e fica complicado para ele com seus quase 90 anos...ah!! e nem sinal de neve!!!....tempo frio e ceu claro...

Dia 26, tivemos o tradicional lanche natalino da familia Solheim...este ano foi na casa da minha cunhada Wenche...incrivel como ela faz frios deliciosos, paes, geleias e bolos...na verdade, todas as minhas cunhadas tem uma "mao de ouro" para cozinhar...sorte nossa, ne!!! :-)

Na Noruega a crise vai chegando aos poucos...muitas empresas fechando, outras dando ferias, outras despedindo....esse Sr. Bush fez realmente um "servico" e tanto...ele nao so afundou o pais dele, mas esta carregando o mundo todo junto...ai esta o resultado da guerra que ele tanto desejou...
Mesmo que as pessoas digam : "pelo menos na Noruega se vc perde o emprego, o sistema te mantem e pelo menos morrer de fome vc nao vai"...gente, ninguem que ir ao escritorio social e implorar por dinheiro, se vcs me entendem...quem trabalhou a vida inteira, fez sua vida, sustenta sua familia nao pensa nunca em um dia ter que bater às portas do social para pedir ajuda economica...assim, pensa a maioria e esse que perderam seus empregos , e ja sao muitos por aqui, se sentem humilhados por terem que fazer isso...mas, pelo menos eles tem a quem recorrer e quem nao tem???
A maioria dos estrangeiros, principalmente os poloneses, estao retornando para seus paises...o trabalho na area de construcao caiu muito e eles sabem que dificilmente arrumarao empregos em sua area profissional....
Ate mesmo a firma de limpeza para a qual trabalhei, vcs se lembram??...eles tb estao dispensando funcionarios...a crise ataca a todos sem do...vamos torcer para que tudo melhore no decorrer de 2009, ne gente!!

Bem, como vcs sabem nao sou de fazer planos e planos para o ano novo...deixo que o tempo passe e que as coisas acontecam como devem ser...o mais importante para mim e ser positiva e sempre acreditar que dias melhores virao...se eu nao tiver esta visao de mundo, eu sinto que nao existo...que eu nao evoluo...que eu nao cresco como pessoa...as quedas virao e fazem parte da vida e por isso mesmo eu acredito que nada melhor do que um dia apos o outro...paz, saude, harmonia, prosperidade e muito amor e oque mais desejo a todos vcs!!! FELIZ 2009


TRADICOES NATALINAS NA NORUEGA....

Vou contar um pouco (pra quem nao conhece) sobre as tradicoes natalinas aqui na Noruega...aqui e tudo muito tradicional e as criancas adoram...primeiramente, comecamos com uma super limpeza na residencia chamada "limpeza de natal"(que por sinal nao fiz este ano..hehehe)...so entao, as casas comecam a serem enfeitadas...noruegues adora arvore de natal, mas tem que ser pinheiro de verdade e de preferencia imenso....nas janelas usamos o Candelabro do Advento (praticamente todas as casas tem), estrelas, coroas e trancas com luzes...alguns trocam ate as cortinas, toalhas de mesa por outras com motivos natalinos ou nas cores do natal....enfeitamos as casas com flores vermelhas como por exemplo a estrela de natal (Julestjerne) que e a mais famosa, azalea ou amarilio....
Usamos muito incenso com especiarias (canela, cravo, gengibre) que deixam a casa com um cheirinho de natal....sem contar a imensidao de velas...noruegues adora vela, de todo tipo e tamanho...
E claro, as cancoes natalinas super tradicionais que sao cantadas o tempo todo nas escolas, creches, SFO...muitos usam touquinhas vermelhas nos dias proximos do natal....
As criancas se divertem com o Calendario de Natal (Julekalendar) que pode ser confeccionado com qualquer tipo de material...esse calendario e composto de 24 janelinhas ou portas, que representam o periodo que vai de 01 de dezembro ate 24 de dezembro...cada dia que passa a crianca abre uma janelinha e dentro encontra uma surpresa que pode ser um brinquedo ou doces...na tv tb passam diariamente historias infantis representando o calendario natalino e que sao acompanhados por grande parte das criancas....
Sao as criancas tb que dao uma mao na hora de confeccionar os biscoitos pepperkaker (feitos de especiarias como por ex. canela, pimenta e cravo) em varios formatos, sandkaker (bolo de areia), marzipan, e diversos tipos de bolos, paes e pudins que utilizam amendoas, nozes, amendoim, etc....
Nas mesas nao pode faltar o "pinnekjøtt" (carne salgada ou defumada em vara), "svineribbe" bem crocante (costela de porco em peca) e uma delicia, "lutefisk" (peixe preparado de forma tradicional com soda) que eu nao gosto, repolho, batatas, molhos, presunto e claro, o peru pra quem gosta...eu sempre invento um pouco e acabo fazendo um arrozinho com passas e farofinha pra lembrar um pouco o Brasil....
As sobremesas ficam por conta do "riskrem" acompanhado de calda de morango (creme de arroz), "julegrøtt" (um tipo de mingau com creme de leite) que comemos com passas e canela e dentro se coloca uma noz... quem achar a noz ganha um presente...e frutas com creme de leite...para beber, o famoso "gløgg" (lembra um pouco o vinho quente) que se toma quente com passas, e e composto de sumo de frutas e especiarias...
Assim, a ceia de natal aqui e no dia 24 entre 17 e 20 horas...apos, comeca-se a distribuicao dos presentes...nas pausas servimos cafe, cha e bolos...o dia 25 e chamado "Først Juledag" ou primeiro dia de Natal que comemoramos com um delicioso cafe da manha com diversos tipos de frios especiais para o periodo... o dia 26 "Annen Juledag" ou segundo dia de Natal...

A maioria dos programas de tv saem de ferias, assim acabamos por ver series e filmes tipicos da epoca...muitos programas tipo gincana tb fazem parte da tradicao norueguesa de natal...um dos mais conhecidos e o "Julenøtter" aonde as pessoas participam atraves de SMS e concorrem a muitos premios...
No mais, dependendo do tempo, muitos aproveitam os dias livres para visitarem os familiares ou esquiarem....



A todos voces
desejo
um
2009 feliz e com muita paz!!


ps. aqui um video de uma cancao natalina norueguesa que gosto muito e se chama "En stjerne skinner in natt!" ou "Uma estrela brilha na noite" que diz que: "os anjos cantam alto em coro...cantam sobre a paz para o nosso planeta...e que o nosso mundo nunca foi esquecido pois uma estrela brilha na noite"...quem e essa estrela?? cabe so a nos mesmos descobrirmos, ne!! beijosssssss




15 comentários:

Anônimo disse...

Kelly sua perdida, até que enfim. Não some da gente, não.que bom que vcs se divirtiram muito e tiveram um natal feliz e que o ano novo seja melhor do que o que se vai. Kelly que música mais linda, não entendi nadinha mas a melodia e muito bonita da ate vontade de chorar.Aprpoveite a folga e nada de comer demais.
beijussssssssssssssss da amiga de sempre
Helene and family

Anônimo disse...

Kelly,

Crise é crise ...não tem jeito temos que passar por ela mesmo. Mas sei que na Europa como um todo o "bicho pegou" feio. Agora é só ter fé em melhores dias, que com certeza virão.
FELIZ 2009 COM MUITA ESPERANÇA E FORÇA.
Um grande beijo em todos da sua casa.
Da sua sempre amiga,
Beth

DO disse...

Kelly,acho muito legal ficar sabendo das tradições e das formas com estas datas são comemoradas em outros paises. O negocio é se adaptar mesmo ,e interagir com todos.
Menos este negocio de beber demais,que eu não curto mesmo,rsss. Mas fazer o quê: parece que é uma mania mundial,rsss

Mais uma vez fica aqui os meus sinceros votos de um 2009 maravilhoso à voce e à todos os seus.

Beijão!!

Srta. Vani disse...

Olá Kelly, parabéns pelo blog querida!!!!
Gostaria de convida-la para conhecer o meu blog e gostaria de saber se poderiamos ser amigas?
Tenho vontade de conhecer alguns locais da Noruega e queria saber se você poderia me ajudar com algumas informações?
Feliz 2009!
Beijos

Celia disse...

Kelly querida aqui foi mais ou menos como ai. Tivemos um natal feliz, calmo mas, sem neve.
Desejo a vc um ano cheio de realizacoes. Bj

Édina disse...

Olá Kelly!
Só passei pra desejar um feliz 2009 pra vc e toda sua família!
Beijinhos grandes...

Anônimo disse...

Oi Kelly, Feliz 2009 pra voces todos ai na Noruega. Eu estive ai no verão assim não tive que conviver com o frio.Mas imagino que seja duro e lindo ao mesmo tempo.Nossa voce é corajosa participar de teatro, eu não iria nem que me pagassem.kakakaka
Beijocas e muita paz no ano que entra
renataarslag@hotmail.com

João Luiz disse...

Olá Kelly,
Estava lendo o seu blog e queria tirar algumas dúvidas!Estou indo para Bergen dia 05/03 para ficar 17 dias e queria saber como estará o tempo e como são as coisas por aí.
Vou junto com a minha faculdade. Vamos fazer um workshop. E também preço de roupa de frio, pois aqui no Brasil é muito caro!Agradeço a ajuda se possível!Meu email johnnymdk@gmail.com

Desde já agradeço!

Inês dourado disse...

oi!eu nao conheço voçe mais amei este blog!!!!!!!!amei conhecer as tradiçoes da noruega.amei mesmo!!!!estou lendo tudinho!!!!!!!!!Que vc continue escrevendo e Deus possa te abençoar cada dia mais.

Tati disse...

é bom saber sobre essas tradições.
muito obrigada!
esse ano fiz um Julekalendar !

vc sabe uma receita boa de pepparkakor?
adoro o natal!!

Celia disse...

Cade voce, amiga? Estou com saudades. Bj

William disse...

Qual o melhor período para ir a Bergen ? Não gosto de muito frio. tenho que resolver alguams coisas ai mas goataruia de ir num mês não muito gelado !

Grato, William

williammosaico@yahoo.com.br

Celia disse...

Kelly, uma boa páscoa pra vc e sua familia. Como está como a gravidez? Beijoka.

Kaká Daschund disse...

oi, tudo bem? adorei seu blog, vou acompanhar! ;D
achei seu blog porque estou querendo aprender a falar norueguês, mas não encontro nenhum professor em Brasília! nenhuma escola de línguas estrangeiras aqui ensina... estou pensando em aprender pelo menos o básico em aulas online, mas não tenho a intensão de ir pra Noruega... só me apaixonei pela língua :D
beijos.

roro disse...

fala serio! nao gosta de bebados e mora onde todo mundo bebe. nao gosta de pessoas falsas sendo que nas suas postagens tem é muita falsidade, fora outras deixas.