quarta-feira, maio 12, 2010

God dag, alle sammen!!....Apos um longo e frio inverno, a primavera esta a caminho....nao por completo, mas ja estamos com «ares» de primavera nas casas e nos coracoes....as floriculturas estao sempre lotadas e as pessoas muito ocupadas em comprar mudas, adubo, terra, etc...tudo para deixar os jardins lindos e floridos para essa deliciosa epoca do ano....

Os moveis que estavam nas garagens, sao lavados e colocados nos terracos e jardins....ate o humor das pessoas muda...todo mundo andando, conversando, trabalhando nos jardins ou fazendo reformas na casa....

Aqui como vcs bem sabem, mao de obra e muito cara, assim, geralmente sao os proprios donos que cuidam de tudo relacionado a pintura, pequenas reformas no exterior ou interior da casa., limpeza no jardim, telhados, etc...

Alguns ate tentam se passar por espertos e contratam mao de obra barata que e oferecida de porta em porta por estrangeiros do leste europeu...so que esses estrangeiros trabalham «svart», ou seja, nao pagam impostos e por isso mesmo, podem oferecer uma mao de obra muitoooooooooo mais barata que a mao de obra de profissionais noruegueses...o grande dilema e que se a policia descobre que vc contratou mao de obra ilegal, isso pode te dar problemas....e tb, se o sistema noruegues funciona e por conta das taxas de impostos que «praticamente» todos nos pagamos....entao, se levarmos em conta que todos os nossos beneficios vem em decorrencia do pagto de impostos, por que contratar mao de obra, que apesar de barata, nao traz beneficio nenhum ao pais???

Depois do caos branco do inverno, veio o caos das cinzas do vulcao na Islandia....aqui em Bergen o aeroporto fechou por completo...nenhum pouso, nenhuma partida por praticamente 1 semana...imaginem os prejuizos!!!....imagino que apos as ferias de verao, ao verem os prejuizos, muita gente vai ficar desempregado nas areas relacionadas a aeroportos e cia aereas...e pior que o vulcao continua la, nao sabe se «pita ou apita»...e como eu sempre digo: «contra a natureza, o homem nao tem nenhuma defesa»!!

Filhinhos vao bem....Daniel esta lendo que e uma beleza!!...esta bem ativo no futebol e ja jogou 2 «copinhas» de futebol...so que e um pouco exigente de mais consigo mesmo...e um lado dele que temos que tentar trabalhar um pouco mais...

A Ida Marlene esta enorme, faz 9 meses hoje...senta, levanta, gatinha, se arrasta, se pendura nos moveis, joga tudo no chao, abre as gavetas e portas de armario....vira a comida do gato....hehehe....

Semana passada ela pegou catapora do Daniel...ele teve so um pouquinho, mas ela teve muita, tadinha!!...deu feridas ate na lingua e garganta, nao e a toa que a febre estava sempre alta...ontem, finalmente, ela comecou a se recuperar...se alimentou razoavelmente bem, as feridinhas estao secando e a febre sumiu... foi duro, mas pelo menos essa fase esta terminada....

Christian continua nos Estados Unidos e talvez venha para a Noruega em final de junho...Aline se prepara para os exames finais e esta a procura de trabalho para a temporada de ferias de verao....

Minha mae chega hoje...obaaaaaaaaa....e estamos radiantes, pois ela ficara 3 meses conosco...vai ser otimo matar as saudades do colo de mamae e ela podera conviver um bom periodo com os netos tb, principalmente a Ida que ela ainda nao conheceu....

Volto a trabalhar dia 24.05...sera??...bem, depois dos rolos dos ultimos dias, nao sei dizer quando volto realmente....quando tirei minha permissao maternidade, recebi do meu empregador um documento com minha data de retorno ao trabalho que seria dia 21.05....so que para surpresa minha, recebo um telefonema de uma das minhas chefes dizendo que calcularam errado e que eu deveria voltar para o trabalho dia 29.04...e ela so me informa isso, dia 26.04....fiquei chocada, afinal havia feito todos meus planos a partir das datas que recebi do setor pessoal que meu retorno so seria em 21.05....e ela muito tranquilamente me diz: ah! Mas vc tem ferias este ano, pode tirar umas 3 semanas de ferias ate sua mae chegar ou tirar licenca sem salario»....eu fiquei «P» da vida e disse que primeiro, minha mae so chegaria dia 12.05, segundo que era errado eu ter que pagar erro de funcionarios sem atencao com minhas ferias que e um direito meu e terceiro quem e que paga minhas contas se eu sair de licenca sem salario??...ela nao disse nada...disse para eu resolver e ligar para minha outra chefe no dia seguinte....so que fiquei tao «atacada» que esqueci de dizer que eu estava com tendinite e inflamacao no pulso, e com certeza teria que pegar atestado medico...dia seguinte, liguei para a minha outra chefe que concordou em muito com oque eu disse...mas que infelizmente, nao poderia fazer nada com isso...mas seu eu conseguisse atestado medico seria perfeito...sorte (se posso chamar isso sorte) minha que fui a um outro medico, pois o meu nao tinha hora livre, e ele encontrou uns ganglios no meu pulso e pediu imediatamente um ressonancia que farei semana que vem...e ainda me deu um atestado ate 22.05, que segundo ele devera ser prolongado devido ao problema...:c

Bem, e chato estar doente, mas nesse caso a minha doenca me ajudou...e pensar que tudo isso foi por falta de atencao de um funcionario, affff...ainda se fossem alguns dias de diferenca no calculo, ainda va la..... mas 30 dias e um pouco demais da conta, ne???

Verao a vista e a norueguesada comprando adoidada os pacotes de viagem....nunca vi um povo viajar tanto e gostar tanto de passar o dia «assando» no sol....hehehe E o desespero e tanto, que quase naos e encontram mais pacotes com precos mais em conta...quem deixa para a ultima hora, paga caro!! e muito caro por sinal!! O Euro e o dolar estao bem em conta, e assim, a maioria vai fazer a festa no exterior, principalmente nos paises antes caros por conta do alto valor do Euro... Nos iremos este ano, ate algum lugar aprazivel na regiao de Skåne na Suecia, e queremos tb dar um pulinho em Copenhagen para minha mae conhecer...

Eita, esqueci de contar mas completamos 9 anos de Noruega em abril...nossa, como o tempo passa!!!....o Brasil e minha Patria, mas a Noruega e meu lar, meu porto seguro....se posso dizer assim, meu coracao e verde e amarelo e azul, vermelho e branco....e possivel aprendermos uma nova lingua, uma nova cultura e novas tradicoes sem precisarmos deixar de lado aquilo que aprendemos e que esta enraizado em nos da nossa cultura, da nossa lingua mae e das nossas tradicoes....ambos os paises tem muito a oferecer de bom e de ruim....nada e perfeito, mas e importante ter os pes no chao e aceitar que as pessoas sao diferentes nao so aqui, mas em qualquer lugar do mundo...e assim, todos podem viver muito bem lado a lado com diferentes culturas em um mesmo local, sem conflitos, sem discriminacao, sem dor....

UM POUCO DE NORUEGA:

17 de maio e uma data especial para todos os noruegueses, nao so pelo significado da data, mas tb por ser um dia aonde as pessoas mostram seu respeito e orgulho pelo seu pais...neste dia, as pessoas vestem suas melhores roupas, preferencialmente os «Bunad´s» e saem para participar das comemoracoes do dia....

Todas as cidades, nao importa o tamanho, marcam essa data de forma especial e tradicional....primeiramente, os noruegueses acompanham os desfiles ou procissao de escolas, entidades, associacoes, clubes, igrejas, etc...

As casas sao enfeitadas com flores, velas, bandeiras nas cores da nacao norueguesa...

Aqui em Bergen, fazem parte especial dessa data ,o tradicionalissimo «Buerkorps»...

E uma desorganizacao «organizada», como eu diria....vai quem quer e tudo funciona tranquilamente, sem caos, sem estress....

Mas esse dia e especialmente significativo para as familias e criancas....apos os desfiles e hora de levarmos as criancas as escolas para participaem das gincanas e ganharem muitos premios....os adultos se confraternizam nos Cafes....

Apos as festas se encerrarem, e hora de termos um tradicional almoco de 17 de maio...o cardapio do dia e rømmegrott (tipo de mingau a base de creme de leite) com uvas passas, acucar, manteiga derretida e canela acompanhados de frios defumados....para a criancada cachorro quente, e claro, e muita sobremesa...se o dia esta bonito, um «churrasquinho» tb combina com a tradicao...hummmmm hummmm.....E muito comum recebermos familiares e amigos para o almoco do 17 de maio...

E nesse dia tb, que os estudantes que se formam este ano, chamados «Russ», tem sua grande grande festa de encerramento das «baguncas» que comecaram em 1 de maio....

Link: para a tradicao dos Russ na Noruega...

A historia por tras da Constituicao Norueguesa

Na Batalha de Leipzig, em 1813, Napoleão sofreu uma derrota atordoante. Um dos seus adversários no campo de batalha era o Reino da Suécia. Após ter anteriormente perdido o império a leste, a Suécia desejava agora ter a Noruega como salvaguarda na sua fronteira ocidental. Os aliados da Suécia tinham, assim, prometido que poderia ficar com a Noruega como um dos despojos de guerra.

À vitória aliada em Leipzig seguiu-se pressão diplomática em Copenhaga e um ataque militar à monarquia dupla, através de Holstein. Em Janeiro de 1814, o rei dinamarquês Frederico VI rendeu-se, rompendo os laços que tinha com Napoleão e entregou a Noruega aos seus rivais suecos. Foi deste modo que terminaram 434 anos de união entre a Noruega e a Dinamarca.

O acordo entre a Dinamarca e os seus opositores continha elementos políticos que eram de enorme importância para a Noruega. Os termos estabeleciam de forma firme que a Noruega devia mais uma vez ocupar o seu lugar entre os estados independentes, em união com a Suécia. Numa subsequente proclamação do rei sueco Carlos XIII, declarava-se que a Noruega teria o estatuto de um estado independente, com a sua própria constituição independente, representação nacional, o seu próprio governo e o direito a cobrar impostos.

Os noruegueses não ficaram imediatamente receptivos perante a perspectiva de fazer parte de uma nova união. O sobrinho do rei dinamarquês, o Príncipe Cristiano Frederico, era governador da Noruega na altura. Mantendo o acordo que fizera com o tio, o governador abriu o caminho a uma revolta norueguesa para impedir uma tomada de poder por parte da Suécia e presumivelmente também para assegurar novamente uma união cooperante entre a Dinamarca e a Noruega.

A acção do governador levou à convocação de uma assembleia com o propósito de forjar uma constituição. Reuniram-se em Eidsvoll, a cerca de 70 km a norte de Oslo, onde adoptaram formalmente uma Constituição Norueguesa a 17 de Maio de 1814, escolhendo Cristiano Frederico para rei da Noruega. Até o presente, o dia 17 de Maio é o dia nacional norueguês.

Porém, os vencedores das Guerras Napoleónicas não estavam dispostos a aceitar qualquer desvio face aos termos do acordo. Os suecos exerceram pressão a nível diplomático e, quando esta acção provou não ter qualquer valor, lançaram uma campanha militar de tropas treinadas que depressa submeteram os noruegueses. Em Agosto, foi assinado um acordo em Moss, a sul de Oslo, pelo qual os suecos aceitavam a Constituição Norueguesa assinada em Eidsvoll, com as emendas que se tornaram necessárias devido à união dos dois reinos. O Rei Cristiano Frederico renunciou ao poder a 10 de Outubro de 1814, abandonando o país. A Noruega tinha entrado para outra união.


A todos vcs

desejo

dias harmonicos

e

felizes!!



9 comentários:

Kelly disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Oi amiga linda e seus filhos fofos, e ai a vovó coruja já chegou?deve estar lambendo as crias (rs rs.
Adoro os Buekorps, mesmo com a barulhada que eles fazem, mas os russ podem ser um pouco exagerados de vez em quando. e que venha muito sol pra gente fazer um xurrasquinho de gato ou de salsichas. (rs rs)
Beijocas pra vcs e melhoras
Andrea Sales

Celia disse...

Querida faz tempo q nao "falamos". O tempo voa. Já estamos no meio do ano propriamente dito. Aqui a primavera está sendo com dias quentes e outros mais frios. Espero q o verao seja quente, pra compensar o longo inverno desse ano.
A bonequinha já fez 9 meses??? Meu Deus...Ela esta linda. Quer dizer que está com a mamae em casa né? que alegria, posso imaginar. Aproveita bem da companhia dela. Um bom fim de semana. Bj

endim mawess disse...

otimo post quero saber mais sobre a gelada noruega

http://graceolsson.com/blog disse...

Kelly, filhos fofos vc tem.

A mao de obra svart, nao vejo muito por aqui.O Governo faz de tudo apra incentivar....o cara a nao contratar dessa forma...
PARABÉNS PELOS FILHOS LINDOS
BJS E DIAS FELZIES

OBRIGADA, TBM, PELO SEU COMENTÁRIO NA REVISTA EPOCA

Juliana Cruz disse...

Amei o seu Blog Kelly, sou apaixonada pela cultura norueguesa e tenho grandes pretenções de um dia visitar esse lindo pais que é a noruega, muito legal sua iniciativa de informar sobre os costumes e como é a Noruega para quem quer conhecer...li alguns posts seus e aprendi bastante coisa que eu não sabia...parebéns e minha visita será periodica aqui viu..um abraço e boa sorte, da uma passada la no meu blog tbm...
http://www.becodaju.blogspot.com
bjos

DO disse...

Oi,Kelly. Tudo bem?

Apesar do meu sumiço ,não poderia deixar de convidar os amigos pra uma comemoração hoje lá no RAMSES.

Beijos!

Angobrasileira disse...

Oi Kelly...fiquei com saudades de você...e agora sei o motivo da sua ausência...uma princesinha!!!Fiquei muito feliz(embora só tenha sabido hj...kkk...Também tenho uma princesa, uma angobrasileira de 1 ano e 5 meses...
Espero ter notícias suas logo...
bjinhos do Brasil...

BRAD MARLEY disse...

OLÁ PROCURANDO BLOG DA NORUEGUÊS ENCONTREI O SEU, QUERO SABER SE VOCÊ MORA MESMO NA NORUEGA?
POIS TENHO VONTADE DE MANTER CONTATO COM PESSOAS QUE MORAM AÍ, EU MORO EM UMA CIDADE AQUI DA AMAZÔNIA CHAMADA URUARÁ.O MEU MSN É BRADMARLEY1@HOMAIL.COM ,
QUISER SABER ALGU SOBRE AQUI É SÓ ME FALAR.