quarta-feira, março 09, 2011

Apos um longo inverno....

God dag, minha gente....apos meses e meses de sumico, eis que apareco ou "reapareco"....
Agradeco imensamente os muitos e-mails que recebi de vcs preocupados com meu sumico e querendo noticias minhas e de minha familia....vcs sao 1000...Obrigada!!

Mas, como vcs sabem, nao e facil conciliar casa, trabalho, estudo, marido, gato e crianca pequena tudo ao mesmo tempo....Ida Marlene e ciumentissima com meu laptop e meu celular, assim, cada sentada no laptop nao dura mais do que 5 minutos...oque torna praticamente impossivel escrever meus loooooooooooooongos posts que adoro....hehehe....mas, vou tentar escrever um pouquinho cada vez que conseguir uns minutinhos livres....espero que eu nao perca o "fio da meada" como diz minha maezinha...:D

Pois bem, so atualizando as noticias do lar doce lar:

1.Minha mae ficou 3 meses aqui e me deu uma super ajuda em casa e com Ida Marlene quando voltei a trabalhar...ajuda de mae nao tem preco e quando ela foi embora ficou uma dor grande no coracao e um vazio em casa....
Nem sempre e facil morar longe dos familiares queridos...:C

2. Apos o rolo no meu trabalho, quando calcularam errado meu retorno apos a permissao, acabei ficando afastada mais 1 mes por conta da inflamacao no meu pulso....situacao que por sinal ainda nao esta resolvida, apos encontrarem 2 cistos no meu pulso....assim, aguardo na fila para ser operada...
Como tudo e meio demorado em relacao a exames e com a proximidade das ferias de verao, liguei pra minha chefe Christine que queria ajudar ao maximo para que eu voltasse logo ao trabalho...como eu estava com muitas dores e usando luva ortopedica,
ficou decidido que eu voltaria a trabahar, mas nao trocaria fraldas e nem faria trabalhos que exigissem muito da minha mao...enfim, todos cooperaram no setor e me recuperei muito bem...apesar de nao estar 100% recuperada, estou trabalhando e isso faz um bem danado....

3.Christian retornou dos USA no final de junho com sua namorada Lali....gracas a ajuda do NAV, ele arrumou apto, comprou moveis e ja esta empregado em uma otima firma aqui em Knarvik mesmo...reclamam do sistema noruegues,principalmente o NAV, mas eu nao tenho do que reclamar!!

4. Ida Marlene comecou na creche em 14.08, mesmo dia que minha mae viajou de volta para o Barsil...ela adora!!...e a mesma creche que o Lollo frequentou...por ser uma creche pequena, os adultos podem dar mais atencao aos pequenos, se vcs me entendem....so que inicio de creche, é inicio de doencinhas, e Ida Marlene ja teve um pouco de tudo nesse meio ano de convivencia com outros serezinhos pequeninos como ela...a lista vai desde catapora ate infeccao de garganta que ela passou pra familia toda...:CC

5.Daniel comecou na segunda serie em agosto e gosta muito...so reclama da falta de meninos na classe dele....sao so 3 meninos para 9 meninas...haja paciencia, como ele mesmo diz...hehehe

6. Aline esta no ultimo ano do segundo grau, ou videregående skole como e chamado aqui...este ano ela sera "RUSS" e ela esta contando as horas pra comecar as festancas em maio...ela esta trabalhando toda segunda feira com as criancas pequenas numa Escola de Ballet em Åsane...mas, ainda nao sabe com certeza oque fara apos terminar a escola em junho...

7.As ferias de verao em 2010 foram xoxinhas....haviamos planejado alguns passeios com minha mae, mas foi tudo por agua abaixo...mas em novembro tiramos alguns dias de ferias e fomos ate o Egito em busca de sol e calor...foi otimo!!...muito sol, praias lindas e voltamos com as baterias recarregadas para voltarmos ao trabalho e enfrentarmos o inverno que chegou cedo este ano...

O Natal chegou rapido demais e mal tive tempo de comprar presentes...quando me dei conta, ja era a ultima semana antes do natal e eu nao tinha comprado presentinhos pro marido e filhos mais velhos....dai, e um corre corre sem fim...e como e dificil comprar presentes pra homem...aiaiaia...e roda e roda e nada...nao queria comprar roupas de novo...a criatividade so entrou em funcionamento no dia 23, dai foi correr e comprar...:D

Nosso natal foi tranquilo, meu sogro e cunhada iriam vir para ca, mas sogrinho ficou doente e acabamos por comemorarmos somente nos mesmos...eu, marido, Lollo, Christian, Aline e Ida Marlene....comida tipica norueguesa e muitos presentinhos (do Brasil tb)...Ida Marlene se divertiu arrancando as bolas da arvore de natal, que ela acha a coisa mais interessante do mundo...a parte de baixo da arvore ficou toda depenada, so tinha enfeite e bolas do meio pra cima...hehehe...foi um belo natal branco com muita neve, e frio de rachar coquinhos, so faltou minha mae e irma pra festa estar completa....

E entao,chegou 2011, coberto de neve e banhado em sol...

Como vcs bem sabem, noruegues e neve tem tudo a ver....e digo-lhes por experiencia propria, uma neve branquinha, fofinha e um ceu azul, nao tem quem nao resista.... :D
No meu trabalho e dificil mandar as criancas para fora quando esta chovendo....e choradeira, birra, gritos, etc....mas quando tem neve (pode ate ser tempestade de neve), as proprias criancas se oferecem para sair e brincarem....e quem resiste??...
vc se veste com umas roupas quentinhas, coloca o nariz para fora , sente aquela baforada do vento norte contra seu rosto e ve aquela imensidao branca e fofa a sua frente....a gente pula, se joga, rola, faz boneco de neve, faz guerra de bola de neve, faz buraco, escorrega, brinca com treno....a gente vira crianca sem perceber....e bom demais!!....

Nao e a toa que a Noruega venceu praticamente todas as maiores competicoes de esqui no Mundial de Oslo na semana passada...esquiar esta no sangue noruegues...as criancas aprendem cedo as tecnicas e a gostar da neve...e assim e preciso para se sobreviver num pais que tem no minimo 5 meses de inverno rigoroso dependendo da regiao em que se vive....

Mas agora, entramos em marco e a primavera comeca a brotar nos coracoes de todos....o periodo de neve vai se acabando e o periodo de sol, claridade e flores vai chegando com toda sua magia, cheiros e contrastes....e viva a natureza, com toda sua magia e misterios!!!


HVA SKJER I NORGE??...oque acontece na Noruega??

Como vcs sabem, por aqui nao acontece muito, mas quando acontece e assunto pra 1 mes....hehehe

1. O caso Maria Amalie, que era uma estrangeira ilegal da Russia e que viveu, estudou e aprendeu a lingua norueguesa mesmo estando vivendo de forma ilegal na Noruega...a moca, escreveu um livro contando sobre sua vida como ilegal, com foto na capa e tudo mais...comecou a fazer palestras em escolas e tal, quando foi pega pela policia e e enviada de volta a Russia...os pais dela continuam escondidos em algum local da Noruega...
Bem,foi muito bate-boca de gente que estava contra, de gente que estava a favor, mas o ministro foi claro: "leis, sao para serem cumpridas e ela vai ser mandada para fora do pais"....dito e feito...apos alguns dias de burburinho em jornais e tal, a coisa se acalmou, ninguem mais fala no assunto....como de praxe por essas redondezas!!
Mas, ela esta bem...foi bem recebida na Russia, tem dinheiro para sobreviver por la e tal...mas e o ilegal sem um tostao, oque acontece com eles quando sao mandados de volta para seu pais de origem??....esses que precisam que as pessoas se agilizem, que precisam de ajuda ou socorro imediato, ninguem pensa...e so mais um ilegal, como tantos outros que vai ser jogado para fora como lixo...
Esta certo, "leis sao para serem cumpridas", mas e quando essas pessoas ja estao aqui ha varios anos, trabalham, pagam impostos, falam a lingua, tem filhos nascidos aqui....nessses casos a situacao de jogar essas pessoas para fora do pais e INACEITAVEL!!
A lei de imigracao deve ser reavaliada,pois do meu ponto de vista, tem muitas e muitas falhas a serem corrigidas....:C
Click aqui para ler o Link

2. A neve e linda, mas e tb muito perigosa para quem nao esta acostumado (e mesmo para quem esta acostumado)....o ano comecou com muitos acidentes fatais entre turistas estrangeiros que se arriscam a sair na neve, mesmo sendo advertidos sobre o perigo de tal passeio...
Assim, em apenas 3 meses, muitas pessoas faleceram, incluindo-se muitos jovens, devido a acidentes na neve....alguns estavam a passeio e foram surpreendidos por tempestades de neve...outros foram pegos por avalanches...outros sofrerem quedas...muito triste!!...
Espero que nao aconteca mais nada tragico daqui por diante...


Bem, espero que daqui por diante, eu consiga atualizar o blog mais vezes...adoro escrever e contar as novidades e sinto falta de vcs que tem me acompanhado por anos e anos por aqui....mais uma vez, muito obrigada pelo carinho!!


Muita paz, harmonia
e
dias felizes
para todos vcs!!

14 comentários:

Larissa disse...

Lelly! Seu post está fantástico!
Sou fã de carteirinha do seu blogquito!!
Beijos amiga!!

Luciana disse...

Kelly, que bom que voltou a postar. Gosto muito dos seus posts.
Continue por aqui também firme e forte.

Beijo

Anônimo disse...

Viva Kelly, que bom que voltastes. Seu blog faz muita falta. Suas criancas estão lindas, como sempre!
Concordo com voce que as leis são para serem cumpridas, mas e preciso estudar a situacão daqueles que ja estão aqui faz muitos anos e derepente sserão jogados para fora do país. Ótimo post.
Beijocas para voce e familia

Yeda Bjørndal

Taníssima! disse...

Adoro como vc conta as coisas que acontecem pela Noruega, sem da pra entender e aprender um pouco mais da cultura daqui ! Nao suma de novo !
Beijos

Isabela disse...

Nossa adorei o blog.. estou na mesma situação que você, conheci meu namorado na internet ele já veio aqui e eu lá.. pretendemos nos casar e suas dicas tão sendo muito boas pra mim !! Obrigada mesmo :)
Tenho certeza que o meu relacionamento vai dar certo como eu seu e espero ajudar outras pessoas na mesma situação !

VOcê pode me dar seu email pra eu tirar umas duvdidas sobre documentação e vistos?

Obrigadaaaaaaaaa! Isabela

Neuma disse...

Q bom saber notícias suas, Kelly!
A primavera já está chegando por aqui tb...q delícia!
Bjs e td de bom p vc e família

depassagem disse...

Todos os meses passava por aqui para ver se você atualizava. Que bom que voltou. Sou leitor aqui do Brasil e gosto da forma como descreve a vida de uma brasileira na Noruega. Tudo de bom pra você e sua família.

Josane Mary disse...

Oi, Kelly, tudo certinho?
Encontrei o seu blog no ‘Mundo Pequeno’ e vim fazer uma visitinha!
Lindo o seu post! Curta Primavera,a família e tudo mais que te deixa feliz e em paz!

Também sou expatriada; sai do Brasil em 2000, e desde 2003, moro na Holanda. (O choque cultural existe e acaba sendo benéfico - de uma maneira ou de outra -. Sou da opinão que existem coisas boas e ruins em qualquer lugar do planeta! Nós é que temos que ressignificá-las à nossa moda!)

Será uma alegria se visitar o meu cantinho virtual, que é: http://josanemary.wordpress.com/mevrouw-jane/

E será uma outra alegria, se quiser ler o prefácio do meu livro: Mevrouw Jane (o prefácio não foi feito por mim, mas por um outro escritor, um já reconhecido no mundo literário). Se gostar – ou não - por favor, deixe um comentário; vou adorar ler a sua opinião!

Tenha um ótimo dia!
Grande abraço.
Josane Mary

Anônimo disse...

Achei seu blog através do google. É muito interessante, já que pouco se encontra sobre a vida de brasileiros na Noruega. Parabéns pela linda família e, por favor, continue postando toda a cultura desse lindo país.

Anônimo disse...

Oi Kelly!Tmb achei seu blog no google:D. Vc escreveu sobre a Russa espulsa da Noruega,eu li no VG que ela já está voltando pra Noruega,me parece que ela tem que pagar algo para o estado antes de voltar, mas ela já tem contrato de trabalho aqui. Bjs

Celia disse...

Querida, faz tempo que nao venho lhe visitar. Ando numa preguica...
Que bom ler todas as suas noticias. Livia tb vai terminar a escola agora em junho. Estamos na maior atividade preparando a festa.
Sua princessinha está uma mocinha nao??? Um beijo grande.

Blog de Idiomas disse...

Ai, como é ruim ler texto sem acentos!

A Literatura e Hudson disse...

Gostei muito de seu blog, continue, seu post é muito bom. Hudson Carneiro

Anônimo disse...

Bom dia a todos, realmente a Noruega está entre os melhores lugares do mundo para se viver em qualidade de vida! Sendo assim, quem tem o propósito de migrar para a Noruega como para qualquer outro país deve ter em mente as seguintes regras: procurar saber tudo sobre o local e sobre sua área de trabalho como também se há campo para o mesmo, procurar quem já esteve ou ainda está lá para tirar conclusões de como é o dia a dia e se está disposto a viver boa parte do tempo com temperaturas abaixo de zero, depois quem possa te ajudar com as dúvidas de documentação e demais documentos que possa vir a precisar, sem falar do idioma primeiríssima providência, se não é fluente, ter pelo menos o básico de norueguês e fluente em inglês. Eu fiz o meu de norueguês aqui na Folium Forlag no Porto, excelente qualidade no ensino como um óptimo material de apoio, a página deles é essa www.folium.pt. Eles também prestam acessória na busca por trabalho, estudo e em como viver na Noruega. Enfim os interessados podem entrar em contato e ver no que eles podem ajudar, boa sorte a todos!
(espero que minha dica os ajude e os incentive)
Mara Oliveira