quarta-feira, junho 08, 2011




God dag alle sammen!!...espero que todos esteja bem...por aqui vamos todos muito bem.... apos 3 deliciosas semanas de sol e altas temperaturas antes da pascoa, eis que volta a chuvinha, o vento e o frio....estou me sentindo em pleno outono e nao na primavera...mas, um dia o sol volta, isso nao tenho duvidas!!

Assustador observar como a natureza se transforma rapidamente....do inverno frio, com galhos secos e nus, para arvores robustas e verdinhas...flores que surgem ali e acola, aonde antes nao havia nada....a grama que cresce para todos os lados e os passaros que voltam, procriam e cantam o tempo todo....

Os jardins estao floridos e os planos de viagens ja estao todos organizados para a maioria dos noruegueses...nunca vi um povo tao preocupado em aproveitar bem suas ferias como o povo desse lado de ca....claro que tem os de «ultima hora» tambem, mas a maioria ja esta com pacotes de viagem e planos feitos ha muitos meses atras...

Assim, noto bem quando minha chefe, ja em marco, pede para que informemos em que periodo do ano (entre junho e agosto) vamos querer tirar ferias...isso porque tudo tem que estar planejado e no papel ate comeco de abril....esse ano vou tirar 3 semanas a partir da ultima semana de julho e vou deixar 2 semanas para tirar no inverno, assim podemos viajar para algum lugar quentinho e com praias bonitas como fizemos ano passado...

A grande novidade e que comeco em novo setor a partir de 15 de agosto, quando retorno da minhas ferias... :-)....vou trabalhar no setor dos pequeneninos entre 11 meses e 1 ano e meio....o motivo e que andei passando por crises muito fortes de fibromilagia, e acabei afastada por 2 meses do trabalho....assim, conversei com minha chefe e chegamos a conclusao que um setor mais calmo e com menos atividade ajudara a me manter mais tranquila e sem estress, evitando assim que eu venha a ter muitas outras crises de fibromialgia...

Sinceramente, eu adoro meu setor atual, mas sao criancas maiores e muito ativas...muitoooooooo ativas mesmo!! e que exigem 110% da sua atencao...entao, alguns dias e caos total no setor com funcionarios doentes, faltam substitutos, criancas com mal humor, etc etc...enfim, a melhor solucao vai ser minha mudanca...e claro, fico feliz por minhas chefes sempre tentarem fazer o melhor para que eu possa funcionar bem no trabalho...isso e muito positivo!!

A partir de agosto vou tentar terminar o curso que havia comecado para tirar certificado profissinal na minha area de trabalho....o curso dura somente 1 ano e como, ate terminar o curso, ja terei 5 anos de trabalho pratico na area, poderei fazer so a prova teorica...vejo que muitas funcionarias estao voltando a estudar, algumas a nivel de segundo grau e outras a nivel superior....nao so pelo salario que e mais atraente, mas tambem pelo aprendizado que so ira ajudar mais e mais no cumprimento das nossas tarefas na nossa area profissional....

A Noruega deseja que seus cidadaos sempre possam evoluir atraves dos estudos e assim, existem cursos para todos os gostos, horarios, precos e possibilidades para quem quer seguir em frente nos estudos....

Bem, mudando de assunto....a familia vai bem....Ida Marlene esta uma mocinha....e uma menininha muito ativa e adora cantar e dancar....o maior prazer dela e brincar com sapatos....ela conhece o sapato de todos, seja aqui em casa ou na creche....nao sabe de quem é, é so perguntar pra Ida Marlene que ela sabe...hehehe

Daniel esta naquela fase que nao sabe bem oque quer...saiu do futebol, e estamos tentando descobrir algo que ele tenha interesse em fazer....na escola vai bem, sempre interessado e dedicado...apesar de nao gostar de fazer tarefas quando tem que se escrever com letra de mao....

Aline completou 19 anos em 15.04 com direito a festa fantasia...a casa estava cheia de piratas para todos os gostos...hehehe....ela tb foi RUSS este ano....farreou desde 28.04 ate 17.05....muitas festas, bebedeira e brincadeiras...gracas a Deus os RUSS de Bergen parecem ser bem mais calmos que os de outros locais...assim, nada de grave aconteceu este ano e todos aproveitaram muito bem esse periodo festivo para os formandos do segundo grau...Vcs podem ler mais sobre essa tradicao que so se mantem viva na Noruega...click no link e leia:http://anoruegabrasileira.blogspot.com/2009/04/russ-primavera.html

Ela esta trabalhando com o Vennebyen (Cidade dos Amigos), que sao personagens dos desenhos infantis feitos em Bergen e que se tornaram sucesso mundial...ela tem viajado muito com eles, e trabalhara quase o mes todo de junho/julho se vestindo de personagem Teddy, o urso....eles fazem muitas apresentacoes em parques, creches e festivais...aqui esta o link deles para quem nao os conhece:http://vennebyen.no/

Christian continua trabalhando na Western & Gecco e esta muito satisfeito...tem feito muitas viagens ate Los Angeles para rever a namorada....nao e facil manter namoro a distancia, mas quando o amor e forte, tudo e possivel, ne!!

Ah, minha irma esta aqui tambem e ficara ate 15 de agosto...infelizmente, ela ainda nao deu sorte com o tempo e ja esta comecando a «embolorar» com a chuvarada....hehehe....mas ela e Aline farao um passeio ate Londres no final do mes e talvez Turquia em julho, assim ela se anima....infelizmente, nem sempre os veroes sao como deveriam por aqui....


Hva skjer i Norge?? Oque acontece na Noruega??

Bem, apos a Pascoa e o 17 de maio, que passaram como dois furacoes em nossos dias, todos se preparam para o tao sonhado periodo de ferias....

Sim, e hora de preparar o carro, o trailer, as criancas, o gato, o cachorro, encher o carro com tudo possivel e impossivel, e partir para curtir semanas e semanas de vida mansa...

Como sao as ferias norueguesas?? bem, noruegues e um povo calmo...o negocio deles e se achegar num camping, alugar uma cabana ou uma area pro trailer, montar a churrasqueira do lado de fora e soltar a criancada a vontade...banho de rio, de mar, de piscina, oque vier e lucro...pescaria, com peixe ou sem peixe, so pelo prazer se se pescar e ficar horas a toa na beira do rio...

A criancada e acostumada com mato e agua...esta no sangue viking, acho eu!! hehehehe....so voltam pra casa na hora do rango....eles se enturmam e fazem suas atividades e muitos papais e mamaes ficam mais relax sem os pimpolhos ao redor o tempo todo...

Muitos frequentam o mesmo camping desde criancas...e la, todos os anos, reencontram os velhos amigos e fazem novos amigos...camping e social...eu adoro!!....a mulherada se junta na hora de lavar a louca ou nas lavanderias, e haja papo....papo feminino e claro, tipo filhos, escola, creche, cardapio do dia....:D

Nos estamos acostumados a ir em campings na Suecia...nao que nao haja bons campings por aqui na Noruega, mas e que o tempo por la e sempre mais de verao e com poucos dias de chuva....sem contar os precinhos mais em conta tb...assim, da ate pra fazer boas compras na fronteira e encher a freezer de bifes suculentos que sao carissimos na Noruega...nao so isso, mas bebidas, doces e frios sao muito mais baratos na vizinha Suecia....nao e a toa que muitos viajam ate la so para fazer compras de supermercado...

Voltando as ferias, outros noruegueses passam uma boa parte das ferias fora do pais....viajam para paises mais quentes e com muito sol....e oque chamamos «Syden»....ai se inclui, Turquia, Espanha, Bulgaria, Portugal, Grecia, etc...

Nunca vi um povo gostar tanto de sol como noruegueses...e nao basta ficar no sol, tem que ficar tostadinho tb...hehehe...e o mais engracado e que a maioria relamente pega uma cor bonita no verao...ficam bem bronzeados mesmo....nao ficam iguais a camaroes, com excecao do meu marido...hehehe....

Como alguns de nos brasileiros, aqui tb tem o povo que deixa tudo pra ultima hora...dai e pagar o preco que tiver para poder embarcar para as ferias de verao....coisa que nao e muito esperta, pois paga se 3 vezes mais pela mesma viagem que poderia ter sido encomendada ha algumas semanas atras...

O mais delicioso no verao noruegues e que ninguem esta nem ai com nada...nao existe aquela preocupacao com oque vc usa, ou deixa de usar...se vc esta meio cheinha ou magra demais...se vc comprou o biquininho da moda ou usa seu velho «dinossauro» dos anos passados...

Acho otimo isso tudo!!...fazer «grill» e o must por aqui....esquentou um pouco e ja e motivo pra sair correndo comprando salsichas, (que agora estao mais variadas e com sabores mais sofisticados, gracas ao bom Deus), frango, hamburger, salada de batatas e mandar ver!!....

O mais interessante que eu noto e que noruegues nao precisam de muita coisa para se divertirem....faca sol ou faca chuva, eles curtem suas ferias mesmo....seja com os filhos, seja so descansando, seja se tostando ao sol....nao precisam de luxos, se vcs me entendem....quem quer luxo ja viaja direto pros Resorts fora do pais e usa e abusa do suado dinheirinho de ferias....assim, nao e a toa que tenha quem passe o mes de agosto liso, ja que aqui o sistema e diferente do Brasil...recebemos o pagto de junho adicionado do dinheiro de ferias (feriepenger) que juntamos no decorrer do ano...assim, quando saimos de ferias, ficamos sem pagto durante o periodo que estamos de ferias...entao os gastos tem que ser planejados!!

Eu nao me encaixo no caso acima, pois sou funcionaria publica e recebo corrido todos os meses...aleluia!!...aqui tb o funcionario publico tem la suas vantagens...:D


Bem, essa semana estou super corridinha...festas de encerramento pra tudo quanto e lado, festa de verao (espero que pelo menos venha o sol, ne) na creche da Ida Marlene, encontro de familia na cabana no fim de semana prolongado.....e claro o show imperdivel da minha banda predileta na juventude : ROXETTE....heia!!


Logo apareco por aqui pra contar mais novidades....

fiquem com Deus e tenham dias felizes e iluminados!!!


PS:Lembram da tal da Marie Amalie que comentei no ultimo post?? pois bem, ela retornou rapidinho a Noruega...fizeram um lei so para ela, que se chama Lex Amelie, criando condicoes para ela retornar a Noruega...ate emprego, para ganhar naos sei quantas mil coroas por mes, a moca conseguiu....eu sinceramente, achei um absurdo....essa moca viveu ilegal aqui, trabalhou sem pagar impostos, estudou de graca com falsa ID e ainda criam uma lei so para ela??..acredito que tenha muita coisa por tras dessa moca....acredito que ela tenha contactos com os «peixoes» da politica e isso deu possibilidades a ela de retornar....a maioria dos noruegueses discordaram do modo como ela retornou, ja que tantos outros estrangeiros que trabalham, tem familia aqui, acabam sendo expulsos do pais por conta de regrinhas bestas...mas nem tudo e perfeito no pais do vikings!!

5 comentários:

Anônimo disse...

Ai que fotos lindas kelly. Cade vez que venho aqui meu desejo de ir a Noruega so aumenta. Seus filhos etao lindos e deve ser divertido o tal do Russ. Paranbens para sua filha, ela e linda!
Abracos de Roseira em Sao Paulo

Carmem Maura

Rapha disse...

*-* adorei o post , mais so vim hje fazer coments, flor faz mais post por fvor :(( eu entro todo dia pra ver se tem algum novo *-* beijos e seus filhos tao lindos! ee vim te pedir ajuda, ja pedi em alguns outros blogs, mais ngm realmente respondeu oq eu queria , eu tenho cidadania italiana e se eu fosse prai (sozinha,sem marido,etc..) e tivesse como todas ate agra que começar de atendente,faxineira, daria preu me sustentar? ou passaria fome? beijos e brigada

Blog de Idiomas disse...

Ai, que ruim que é ler sem acentos!

Kelly Solheim disse...

Infelizmente, uso teclado noruegues e ou eu decido usar tempo para colocar acento em tudo atraves de atalhos, ou eu decido usar meu tempo para escrever o blog como sempre escrevi e ninguem nunca reclamou....a segunda opcao vence, sem duvida nenhuma....nao da pra agradar e gregos e romanos...mas agradeco a visita!!

Kelly Solheim

rcostaalves disse...

OLÁ, QUE LINDO SEU BLOG
ESCREVA SEM ACENTO MESMO, AQUELE
QUE QUER ENTENDER, ENTENDE DE QUALQUER JEITO, SEMPRE TIVE
CURIOSIDADE EM RELAÇÃO AOS PAISES
NORDICOS, PARABENS PELA CORAGEM
DE ENFRENTAR O FRIO,
ABRAÇOS,
www.rcostaalves.blogspot.com