sexta-feira, novembro 25, 2011

Onde esta a neve??

God dag alle sammen!!...espero que todos estejam bem....por aqui tudo tranquilo, tempo estranho com jeito de outono...nem parece que estamos no final de novembro...as temperaturas estao amenas, cerca de 9 graus, coisa bem incomum nesta epoca do ano....e neve, nem sinal!!!
Da pra notar bem que tem algo acontecendo no mundo...as temperaturas globais estao totalmente mudadas e quem tem culpa no cartorio??...nos mesmos, com nossa destruicao em massa contra a natureza!!...muito triste isso tudo!!...o tempo esta tao doido por aqui, que minha roseira ainda esta dando flor....dificil de acreditar, mas e a pura verdade!!....

Nordlys nos ceus de Bergen- 10/2011
Os dias estao mais e mais curtos tb...no norte da Noruega a escuridao é praticamente total (24hs) nessa epoca do ano...aqui, mais ao sul, o sol aparece por volta de 9 da manha e se poe por volta de 15:30...
Esse  é o periodo perfeito para se ver as belezas fascinantes da aurora boreal ou "nordlys"...esse fenomemo nao e muito comum aqui mais ao sul da Noruega, mas eis que fomos agraciados com a sorte de podermos ver esse belo espetaculo da natureza aqui em Bergen tb... belissimo!!


E a Noruega ja entra em clima de natal...a maoiria das lojas ja tem produtos natalinos e muita gente aproveitou as otimas liquidacoes para comprar os presentes dos familiares...eu sinceramente, nao gosto que comecem com o natal antes de dezembro...mas parece que o povo so quer ganhar dinheiro, ne...absurdamente, algumas lojas ja tinham enfeites de natal no final de outubro :C
Mas, como ja contei varias vezes, natal e uma epoca deliciosa por aqui...noruegueses tem toda uma tradicao natalina, desde enfeitar a casa, ate fazer no minimo 7 tipos de biscoitos natalinos...antes eram 11 tipos, mas a cota caiu ...hehehehe...acredito que e porque a maioria trabalha fora e falta tempo pra fazer tantos tipos diferentes de biscoitos, ne...e haja biscoito hein!!
As escolas, creches e lojas se enfeitam para fazer com que essa epoca do ano seja magica...as cores sao o vermelho e verde ou branco com dourado...luzes, velas, anjos, Nisse (papai noel noruegues), snøbarn (criancas da neve), etc enfeitam e dao vida ao natal noruegues...ninguem resiste aos enfeites tao meigos e, alguns muito engracados, que encontramos para o natal...:D
A mesa tem que ser farta tb, alguns produtos so estao a venda nessa epoca do ano, principalmente carne e alguns frios especiais...
As fabricas produzem produtos com embalagens aonde constam o nome "jule" que significa "Natal" em noruegues...assim, temos o leite com contos natalinos...temos frios, iogurtes, chocolates e carnes com o nome "jule" adicionado, tipo : Juleyoghurt (iogurte), Julesjokolade (chocolate), Julepølse (salsicha), etc...na verdade, alguns sao os mesmos produtos que temos durante o ano inteiro, so dao uma enfeitada e adicionam o "natal" no nome..e pronto!!...é so correr e comprar!! :D
As quatro semanas que antecedem o natal, sao chamadas "advento" e é comum usarem velas e enfeites na cor lilias...geralmente temos 4 velas, uma para cada domingo que antecede o natal...assim, a cada domingo as criancas acendem uma vela e cantam alguma cancao relacionada ao periodo do advento...na semana seguinte, acende se a primeira vela + a segunda...nao queimamos por inteiro, quando acabamos de cantar, apagamos as velas que so serao acesas no proximo domingo...e no ultimo domingo acendemos as 4 velas que queimarao por inteiro...e assim, todos sabem que o natal ja esta ali....:D
Dia primeiro de dezembro, geralmente as creches e escolas tem a "Juletre Fest" (festa da arvore de natal)...e nesse dia, quando a escuridao chega, por volta as 15:30, a arvore de natal é acesa pela primeira vez...tem festa com paes e bolos, cafe e chocolate e claro, coral das criancas e bandinha...:D

Dia 13 de dezembro, tem outra tradicao, a festa de Santa Lucia (ou Santa Luzia no Brasil)...as criancas participam em todo o pais...elas se vestem de branco, com coroas e luzes/velas na mao...uma crianca e escolhida para ter a coroa de luzes na cabeca...essa crianca e quem guiara o cortejo atraves dos comodos escuros por onde a procissao passara...adultos e criancas vao de maos dadas, pois a tradicao quer mostrar que" ninguem devera estar sozinho na escuridao e que sempre havera uma luz para indicar um caminho seguro"...todos cantam Santa Lucia e distribuem um paozinho chamado Lussekatta....na creche  sao as criancas maiores que participam da procissao, e toda a creche fica as escuras no aguardo deles...e muito bonito de se ver e todos ficam muito satisfeitos em participar...e no final todos se deliciam com chocolate quente e lussekatta...

Eu adoro essa cancao da serie de natal , Jul i svingen...no video as criancas estao cantando uma versao de Santa Lucia em noruegues, mas o texto esta em dinamarques...

Claro, nao poderia deixar de falar sobre o "Julekalender" ou calendario de natal ou Calendario do Advento...esse é tradicionalissimo, e as pessoas usam sua criatividade...o calendario pode ser  feito de todo tipo: papel, feltro, tecido, plastico, madeira...mas o sistema é o mesmo: 24 bolsos/janelinhas ou gavetas para cada dia do mes ate 24 de dezembro....a cada dia, as criancas correm ate o calendario e encontram uma pequena surpresa que pode ser desde uma guloseima ate um brinquedinho...geralmente sao coisinhas mais baratas, ja que muitos tem muitas criancas e nao ia ficar nada barato dar um presentao para cada crianca 24 dias, né... quem pode da mais, mas oque vale mesmo é participar da tradicao...algumas firmas fazem calendarios com chocolates e usam nomes de personagens conhecidos no mundo infantil tipo Hello Kitty ou personagens noruegueses tipo Olsen Banden, Venne Byen, etc....hoje em dia, ate quem nao tem muito pode comprar "Julekalender" com chocolates por 15 kr...oque ajuda bem!!
Nas creches/escolas costumamos ter o calendario nas janelas...fazemos coracoes enormes, com numeros de 1 a 24...enfeitamos com muito gliter e a cada dia uma crianca e sorteada...a crianca do dia, podera acender a vela e escolher as musicas e historia do dia...ele/ela ganha tb um coracao para levar para casa e coloca na janela da creche/escola o coracao que representa o dia....a janela e toda decorada como uma tabela tipo 6 x 4 , separadas com adesivo vermelho...assim, a cada dia um novo coracao surge na janela...:D
Mas cada escola tem suas tradicoes...algumas juntam brinquedos e doam para entidades beneficientes, outras juntam dinheiro...enfim, é sempre bom ensinar as criancas que sempre tem alguem que precisa de algo...e que doar é um ato de amor ao proximo!!
Ai embaixo alguns exemplos de "Julekalender"...e so usar a criatividade!! ...e maos a obra, minha gente!!

 Geralmente por volta do meio do mes de dezembro, temos nas creches a "Nissefest" ou a "Festa do papai noel"...temos teatro, que geralmente e sobre o nascimento de Jesus...apos, temos gincanas, hot dog e suco para os pequenos....o Papai Noel tb vem e distribui abracos e presentes que sera usado por todos na creche....

Bem, quanto a religiosidade dos noruegueses...muitas pessoas sao cismadas que todos os noruegueses sao ateus...isso nao é verdade, ja que uma grande maioria frequenta as igrejas...e mais um tanto frequenta a igreja no periodo do advento...
Como o país tem gente de tudo quanto e lugar e diversas religiosidades, as criancas que nao querem ou nao podem participar de atos religiosos, tipo irem a missa de natal, ou assistirem ao teatro ou participarem de tudo ligado ao natal cristao, elas tem total liberdade ou para ficarem em outro setor com outras criancas que nao participam ou virem mais tarde após o termino das comemoracoes...fica a criterio dos pais decidirem e todos tem total liberdade para escolherem oque acham melhor para seus filhos...isso eu chamo "liberdade de expressao"...

É claro que tem as comidinhas da epoca, amigo secreto e Julebordet, mas eu falo sobre isso num proximo post, ok...:D



A todos voces 
os desejos
de 
dias felizes 
harmonicos!!








9 comentários:

valdeci_pereira disse...

AMEISEU POST,COMO SEMPRE BEM ESCLARECEDOR,E PRA MIM AQUI DO BRASIL,APRENDO ESSA NOVA CULTURA.VC É DIVINA!!!!!!!!!MUITA PAZ PRA VC E FAMILIA,BJOS!!!!!!!!!!!!!

Raphaella disse...

Oi , deixa eu te pedir um faovr, eu não sei se foi no seu blog que vi, mais não to conseguiindo achar o nome do livro de estudar norueguês... se for no seu e vc souber, me manda o nome ou link? obrigada

n.rehem disse...

Olá !!! Estava fazendo uma pesquisa sobre a Noruega e encontrei o seu blog, de cara me interessei.Por volta de 7 meses eu namoro um norueguês de Bergen. Atualmente faço um intercambio na Alemanha e já visitei Bergen 2x, adorei. No momento estou querendo aprender um pouco norueguês/cultura norueguesa, conversar com alguém que já more na Noruega. E você me apareceu como uma bença. Sou baiana, tenho 23 anos,universitária do curso de Relações Internacionais e ganhei uma bolsa para estudar International Managment aqui na Baviera Alemã. Pretendo voltar em Bergen no fim de janeiro ...fevereiro. Seria muito bom se vc pudesse tomar um café comigo por lá. Te envio em anexo o meu e-mail caso vc se interesse pela minha história: nasthaja_rehem@hotmail.com

Fico grata pela atenção,beijos e tomara que eu obtenha uma resposta!

Carol disse...

Passei por aqui para te deixar um beijinho! =)

Andréia disse...

OI,seu blog é muito bom,principalmente pra mim que amo a Noruega e pretendo trabalhar ai.Estou de rolo com um noruegues de Bergen,mas só quero morar ai com emprego na minha área (sou biologa),mandei ate um email pro aquarium de bergen e me reponderam que até poderia trabalhar la,mas preciso falar um bom noruegues rsrs.Enfim voce conhece algum biologo ou funcionario desse aquarium,ja visitou la?

Anônimo disse...

Me adciona no fb?? Amei seu blogg ;) veldig fin takk!!!

bellrep@bol.com.br disse...

MORO EM FLORIANOPOLIS BRASIL,ENCONTREI EM UMA RUA PERTO DE MINHA RESIDENCIA UM PASS PASSPORT EM NOME DE JANSSON FRODE 14 APR 77 TAVANGER,NOR ROGALAND POLTIDISTRIKT 40 FEB 08 AONDE POSSO ENTREGAR ESTE DOCUMENTO PRA PESSOAS PODER REAVER LO,GRATO MEU FONE 48 96769140 FLORIPA,BASIL.

Anônimo disse...

Ola, sou novo aqui, mês que vem vou fazer uma extensão da faculdade aí na Noruega, mas meu alojamento é repleto de muçulmanos e eles ja colocaram um monte de códigos de conduta antes mesmo de eu chegar! Vc poderia me informar um pouco sobre a situação deles aí? eles são violentos como falam mesmo? tem muito muslims por aí? Qualquer resposta sua seria de bom grado, desde já agradeço!
Gustavo Schultz

Paula disse...

Olá, boa tarde!
descobri seu blog por acaso pesquisando sobre a Noruega, estou encantada com o país e pretendo visitá-lo em breve! :)
Estou escrevendo para pedir, se não for demais, claro, se você pudesse publicar algumas das receitas de biscoitos que você mencionou!
:)