quinta-feira, janeiro 12, 2012

O retorno...Feliz 2012...

Godt Nyttår!!  Feliz Ano Novo!!...

Aqui, eu e Ida Marlene, comemorando a chegada de 2012...
Mais um ano vai, mais um ano vem, e as pessoas fazendo planos e planos para o ano de 2012....eu nao sou muito de planos, oque quero e continuar a ser feliz e que todos que eu amo estejam felizes e saudaveis, isso me basta!!...:D

O inverno ainda nao chegou por aqui....tem chovido muito e as temperaturas tem estado muito altas para essa epoca do ano...hoje por exemplo, esta ventando muito e estamos com 5 graus....5 graus??...como e possivel termos 5 graus em pleno meio de inverno??...neve?? nem sinal!!....sem contar as tempestades com furacoes que fizeram muitos estragos por boa parte da Noruega....mal acaba uma tempestade, vem uma nova...affff....acho que e a "mae natureza" mostrando sua insatisfacao com tudo que a gente anda aprontando contra ela, ne...:C 
So a tempestade Berit, uma das que passaram por aqui nas ultimas semanas, deixou estragos de mais de 275 milhoes de coroas por onde passou...tragico!!..

O Natal foi tranquilo por aqui, os filhos mais velhos foram para o Brasil, e fizeram falta...Ano Novo eles estavam no Rio com uma amiga querida....
Ano Novo tb foi calmissimo por aqui, a nao ser pelo foguetorio a meia noite....nao tem nem comparacao com o foguetorio nas cidades brasileiras, mas ja da pra se divertir...aqui e proibido soltar certos tipos de foguetes...so vendem fogos de artificios para adultos e sempre acompanhados de oculos de protecao para quem ira acende los....todos os anos sao muito acidentes e ha alguns anos atras, o governo decidiu proibir o uso dos fogos que causavam mais acidentes entre a populacao....mas mesmo assim acontecem muita coisa e geralmente, tem criancas envolvidas...Natal e muito tradicional por aqui, e fim de ano bem pacato, isso pode ser muito "chato" para a maioria dos brasileiros que gostam de uma bebidinha, uma festa com muita musica e danca....mas, fica ao gosto do fregues, ne...quem gosta, tem total liberdade pra se divertir e fazer uma festa mais "a brasileira" ou mais animada.... e os noruegueses estao dentro, eles curtem tudo que e novo e divertido!! :D
Apos as ferias de natal e fim de ano, (trabalhei so um dia a semana toda....ô coisa boa!!), e duro voltar ao trabalho...sorte que dia 02 de janeiro nao teve creche, so tivemos dia de planejamento...dai deu pra engrenar as marchas e retornar com tudo na terca feira....

Quarta feira, os filhotes mais velhos voltam do Brasil....e dai e tempo de Aline se preparar para a segunda sessao no militar noruegues...ela esta animaderrima e ja foi aprovada na sessao 1...ela deseja ir para a Marinha Norueguesa e eu espero que ela consiga....engracado que quando eu era mocinha, meu sonho era fazer parte da Marinha Brasileira...me inscrevi e nunca fui chamada pra nenhum teste...mas deve ser porque nao tinha que ser, e ponto final....assim, vou torcer pra que Aline possa ir e quem sabe seguir carrerira la dentro, caso ela queira....
Nao, nao pensem que exigo algo dos meus filhos...eles tem liberdade para estudarem ou trabalharem no que quiserem...a Noruega e uma "mae" para quem quer estudar, crescer e ser algo no futuro....so nao aproveita quem nao quer, ne...:D

Por falar em escola, nem acredito que ja se foram 6 meses, e que em 07.06 ja farei meus exames....sera que passo??....novas regras vieram em 2012 e algumas meninas, na verdade senhoras, pois a mais jovem tem mais de 37 anos, comecaram a desistir....antes nao tinhamos notas,e nao havia problema com o numero de faltas...mas a partir de 01.01.2012, teremos notas e e um limite de faltas....sem contar que muitas nao sabem trabalhar com lapt top, oque torna muito dificil para elas fazerem trabalhos, pesquisarem na net, trocarmos e mails entre os grupos, etc...mas, acho que elas deviam continuar, afinal so faltam 6 meses e passa rapidinho, ne...mas torcam por mim!! :D

Ando penando um pouco com a fibro/artralgia, mas comecei na hidroterapia e isso tem ajudado muito...a temperatura da piscina é alta (34 graus) e isso ajuda muito a aliviar as dores...e as meninas sao otimas e divertidas...

Ah, me lembrei que ia contar sobre a Julebordet pra vcs ne...pois aqui vai...Dezembro foi o mes das "Julebordet" na Noruega (ou, ceias natalinas para os funcionarios publicos, firmas, etc)...como vcs sabem, geralmente muitas firmas fazem suas festas em hoteis e os participantes pernoitam, oque torna a coisa mais baguncada ainda...a maioria do povo solta a franga mesmo...bebem ate cair e fazem suas bobagens "noturnas" que vao se arrepender pro resto de suas vidas...nao e a toa que e justamente no periodo das Julebordet, que aumentam as vendas da "pilula do dia seguinte" e nao preciso contar por que, ne!!!...
Diz meu marido que os noruegueses, infelizmente, nao tem uma tradicao de saber beber "racionalmente"....isso ja notei!!..oioioi....eles bebem como seus antepassados, os vikings...ou seja, bebem, bebem e bebem ate cair...nao sabem beber um pouquinho de cada vez, comer um pouco, bater um papo, relaxar, beber mais um pouquinho....nao!! tem que beber tudo de uma vez so e que mistureba, viu!!...mas tirando as bebedeiras e baixarias, vem a "cara de bunda" no dia seguinte quando todos se encontram para o cafe da manha...uns nem se lembram do que aconteceu e outros preferem nem lembrar...hahaha
As Julebordet nem sempre sao gratuitas, geralmente a firma paga uma parte, outras vezes nos e que pagamos tudo...quem nao esta a fim de usar muito dinheiro com isso, e so quer se divertir, reune um grande grupo de amigos do trabalho, reservam mesas em algum restaurante/hotel que sirvam pratos tipicamente natalinos e  se divertem algumas hs...
A prefeitura da minha regiao anda meio "pobrinha" de festas...assim, cada setor acaba por organizar sua festinha do jeito que quer e onde quiser....mas no fim pode ser ate festa demais para alguns, pois e festa no trabalho do marido, dos filhos, da esposa e haja barriga e bolso pra cobrir todas as despesas, ne...mas e divertido quando o pessoal se comporta e bebe de forma normal....mas, claro que eu me divirto com as cenas hilarias de algumas Julebordet, ja que eu nao bebo, eu so observo e rio muito...hehehehehe

Amigo Secreto?? ate temos, mas nao do modo brasileiro...aqui, a gente sorteia e a pessoa nunca vai saber quem e seu amigo secreto...por exemplo, eu tirei a Tove esse ano, dai fica a meu criterio fazer um chamego, mandar uns cartoezinhos, comprar um chocolate ou uma lembrancinha....so que ela nunca sabera que fui eu quem a tirou....e eu nunca saberei quem me tirou tb...mas o chato e que muita gente e um "dårlig" (ruim) amigo secreto, nunca manda nem um cartaozinho desejando um "bom dia" pra gente, oque e muito chato...isso aconteceu uma vez comigo...nao recebi nadica, de certo minha "amiga secreta" nao ia com minha cara...(@.@)....humpf...

Mas, 2012 esta ai e eu agradeco o carinho de vcs que acompanham meu bloguinho e desejo a todos vcs um 2012 prospero, harmonico, com muita saude e paz!!...papai do ceu proteja vcs todos e suas familias...











2 comentários:

Wilqui Dias disse...

Baca de post Kelly, muito informativo e muito engracao tb rss, Aqui tb aldeia de mil pessoas, ops mil e uma precioso me incluir rss só teve uma julebordet e fui e as mil pessoas tirando as criancas beberam TODAS e mais um cadim, os bebuns daqui sao sonolentos beberam e esconderam suas bundas sem passar na ca de ninguém e cairam no sono pelo canto do restaurante, kkkkkk o maridoa tb virou bebum mas levei pra dormir em casa, kkk no Natal eu chorei horrores, achei muiiito mais muiito paradao, eu senti saudades até do motorista do oônibus kkkkkk juro!! Mas depois de 3 gole de vinho esqueci tudo e me diverti com o marido, ja o ano novo foi bemmmm legal, fomos pra rua com os vizinhos subimos no alto da montanha e de lá vimos os fogos da aldeia, foi lindo eu agradeci a Deus por está aqui ao lado de quem amo.
Eu imagino a falta que seus filhos fizeram tb imagino como eles devem ter se divertido no BR, vao voltar com todas as baterias carregadas prontos pros estudos, sorte pra sua filha, deve lhe dá muito orgulho que papai do céu ajude-a do que for preciso. E que em 2012 venha muitas coisa slindas pra vce sua família, sorte nos estudos e tudo de bom. bjs

Aloma disse...

Oi Flor! Adorei o seu blog. Estou começando um tb pois me mudei com meu marido a pouco tempo para a Noruega e preciso dividir as minhas experiências com alguém senão vou enlouquecer. kkkk Quando puder, passe lá! Beijos e Feliz Ano Novo