quinta-feira, abril 26, 2012

Sol de Primavera e as gaivotas chatas....

God dag, folkens!!...como vao vcs?? espero que todos estejam bem...
Por aqui vamos bem, curtindo alguns dias de sol de primavera, um tanto timido, mas brilhante e delicioso!!...os dias estao mais longos tb, e o sol se poe após as 21:30...
Nos jardins, comecam a surgir as primeiras flores, e muitas outras se preparam para florir com a chegada de dias mais quentes...as pessoas ja mostram um sorrisinho mais alegre conforme os dias vao "clareando", e as temperaturas subindo...esses sao alguns dos beneficios do sol, e da alegria e bom humor que vem acompanhados dele...
As gaivotas barulhentas e "ladronas" ja chegaram tb, e passam o dia a procurar por um restinho de comida...sao um perigo, roubam tudo que a gente esquece no terraco!!  ...Isso quando nao fazem coco na cabeca da gente, ne!!....Passaro mais chato e irritante...affff




Muitos ja comecaram a fazer planos para o verao: lavar a casa, pintar, renovar o jardim, construir garagem, trocar o telhado, etc....sim, aqui nao temos a sorte que vcs tem ai no Brasil de encontrar mao de obra barata e o tempo todo...aqui, a maioria faz sua propria manutencao...sao poucos os que contratam terceiros para fazerem esses tipos de trabalhos...quem quer pode optar por contratar jovens atraves de clubes de trabalho de verao... esses jovens, ajudam a fazer muitos trabalhos nas residencias em troca de uma taxa diaria...é super valido, pois eles podem assim ganhar um dinheirinho e nao ficar a toa durante as ferias de verao inteirinhas, ne!!!


Nesse periodo aparecem tb,  os famosos empregos de verao...é uma otima opcao para quem estuda e quer ter um trabalho fixo por ate 2 meses e meio, durante o periodo das ferias coletivas na Noruega...sim, e isso mesmo, a maioria dos funcionarios noruegueses tem ferias coletivas que comecam em junho e vao ate o meio de agosto...assim, essas firmas, quando nao fecham o mes todo, precisam de funcionarios para cobrirem as ferias dos fixos que nao estarao la...assim, no comeco de marco/abril a maioria das prefeituras comeca com seus anuncios em busca de funcionarios para as ferias...sao servicos principalmente na area de saude como ajudante nos asilos, hospitais, limpeza, cozinha, etc...vale a pena e os salarios sao muito bons!!
Ja as escolinhas ou creches, funcionam o ano todo, mas como a maioria das criancas tem que tirar no minimo 3 semanas consecutivas de ferias entre junho e agosto, e mais facil dividir os funcionarios conforme o numero de criancas em cada setor, e o periodo de ferias que o funcionario vai querer...eu tenho direito a 5 semanas de ferias por ano, tiro 3 no final de julho e ficam 2 semanas para tirar no inverno...:D


Como vcs sabem noruegueses gostam de sol, e se durante as ferias nao tem sol, vem o desespero e eles pagam o preco que for para viajarem para um lugar quentinho....esse ano os lugares em alta sao Grecia, Espanha (Ilhas Canarias, Tenerife), Turquia, Egito, Bulgaria....os espertos ja compraram seus pacotes de viagem no comeco do ano, pagando um bom preco e garantindo um bom lugar...os que deixam pro ultimo minuto, ficam com o resto e ainda pagam mais caro!!..e poe caro nisso!!
Os que nao viajam para fora do pais, costumam viajar para campings...e os mais "finos", para os hoteis carissimos da Noruega.....muitos alugam ou tem cabanas, outros gostam de pernoitar em barracas, outros tem trailer ou um lugar fixo em algum camping...
Muitos frequentam o mesmo camping desde criancas, e quando crescem passam essa tradicao para seus filhos tb...
Aqui em casa gostamos de viajar para diferentes locais e conhecer regioes novas a cada ano...durante as ferias de verao, costumamos viajar com trailer pois é sempre facil arrumar vagas nos campings ...
A maioria dos campings tem cabanas tb, desde as mais simples ate aquelas super equipadas...cabanas sao deliciosas, mas geralmente estao lotadas; e nos bons campings, dificilmente se consegue alguma vaga para essas cabanas...
Camping é super divertido...eu e minha familia, pelo menos, gostamos muito!!.....as pessoas sao alegres, criancas correm pra cima e pra baixo, a gente conhece muita gente legal (e chata tb) :C;faz parte da vida, ne!!...tem contacto com pessoas de varios paises e culturas, e oque mais gosto, ninguem esta nem ai com oque vc esta fazendo ou deixando de fazer...todo mundo quer mais é curtir as ferias, comer bem, tomar banho de sol, pescar, nadar, brincar com os filhos...esse é o "lema" para as ferias de verao!!
Algumas pessoas criam uma imagem de "camping" como algo muito desconfortavel, com filas pra tomar banho, ir ao banheiro, lavar a louca....longe disso!!...a maioria dos campings noruegueses e suecos sao super confortaveis, tem varias cozinhas com modernos aparelhos, banheiros sao limpos e espalhados por todos os lugares...muitos tem piscinas, saunas, lazer para as criancas....
Esse aqui é um camping que gostamos muito na Suecia, e recomendamos para quem tem criancas e gostam de areas grandes e seguras: http://www.sommarvik.se/ 


Como vcs sabem eu estou estudando, mas finalmente, o grande dia esta chegando: 07 de junho e minha prova final...toda e regiao de Hordaland vai fazer provas no mesmo dia...seremos, com certeza mais de 1500 estudantes so na regiao de Bergen...as provas sao preparadas pelo Departamento de Educacao da Noruega, e em cada sala ficam 2 sensores...a prova tem duracao de 5 horas, mas como eu sou estrangeira tenho algumas vantagens extras: posso usar dicionario e tenho direito a 1 hora a mais do que os outros....eu acho isso muito positivo, afinal, nao é minha lingua materna,  e por mais que eu me sinta preparada, nao tenho a mesma facilidade como um noruegues "original"  (:D)...Eu acho super valido que a Noruega nos dê uma chance extra para estudarmos e nos formarmos, como qualquer cidadao noruegues....alunos com problemas de saude ou de concentracao, tb tem direito a 1 hora extra quando apresentam um atestado medico...


A familia vai bem, obrigada...tivemos uma Pascoa tranquila mas com Ida Marlene doente, pegou um virus danadinho de ruim!!...mas agora ja se recuperou e voltou a creche...Daniel continua na escola de atletismo e entretido com o hamster que ganhou antes da pascoa...Christian anda a procura de emprego ....Aline tem trabalhado muito como substituta no mesmo local onde eu trabalho....e trabalha tb com o "Vennebyen" e viaja pra cima e pra baixo com o show deles...Frode continua trabalhando na loja, mas anda em busca de algum novo negocio para o futuro....vamos ver!!


Ah!! esqueci de contar que minha filhona completou 20 anos no dia 15 de abril....ela recebeu algumas amigas para comer pizza no periodo da tarde e depois veio a galera toda....nunca tinha visto a casa tao lotada...hehehe... as 23 hs, todos pegaram o onibus e fora pra cidade se divertir ate tantas da madrugada.....fico muito feliz por minha filha ser tao querida, ter tantos bons amigos e ser tratada tao bem....eu, como mae,  continuo vendo meus filhos como criancas e "tento" nao ver que eles ja se tornaram adultos...coisas de mae!!...


HVA SKJER I NORGE?? OQUE ACONTECE NA NORUEGA??


Esta acontecendo por aqui, o julgamento do terrorista noruegues, Anders Breivik, que assassinou 77 pessoas por conta de seus ideais ...o  julgamento comecou dia 16 de abril e esta trazendo a tona detalhes grotescos dos planos e idéias desse rapaz...um narcisista psicopata que nao tem  nada de bom dentro de si....imagino o quanto é doloroso para os familiares, que acompanham os detalhes de como seus filhos foram assassinados cruelmente e sem a minima chance de escaparem...:C
Os metodos utilizados para o julgamento de Anders Breivik tem levantado observacoes e indagacoes em muitos paises...entre eles:
  •  que o terrorista esta muito bem cuidado...se apresenta de terno, bem barbeado e penteado, nada de uniforme de preso, barba por fazer e cara de fome;
  • Que as pessoas nao se exaltam, nao gritam, nao mudam sua entonacao mesmo sentindo dor, revolta e odio com as respostas um tanto frias do terrorista;
  • que os noruegueses continuam calmos, acompanham as noticias pela tv ou jornais, ninguem sai as ruas pedindo linxamento, jogando pedras, ou fazendo arruaca na frente da corte;
  • que as pessoas mostram honestidade, respeito, entendimento e acima de tudo, total preparo para escutar, estudar e julgar de forma correta as acoes desse rapaz.....que assim seja!!
Hoje, 26 de abril, ceca de 40.000 pessoas se reuniram no centro de Oslo, em em varias cidades da Noruega, para cantar a cancao "Barn av Regnbuen" ou "Criancas do Arco iris", que Anders Breivik diz detestar...segundo ele, essa cancao tem um apelo "marxista" em sua letra e pode vir a doutrinar as criancas de forma negativa....as pessoas vieram com rosas e cartazes com palavras de amor e apoio as familias das vitimas....nada de tumultos, tudo na maior paz e respeito...



UM POUCO DE NORUEGA....

Como sei que a maioria de vcs gosta muito de saber sobre a cultura, tradicoes e diferencas entre a Noruega e o Brasil, vou comecar a contar um pouco mais sobre minha sobservacoes...afinal, vao fazer 11 anos que estou por aqui, e acho que estou mais que preparada para falar sobre isso, ne....hehehe

Primeiro assunto: CARONA
Carona por aqui é um caso serio...noruegueses nao dao carona...claro que tem uns casos a parte, mas a maioria nao da mesmo...posso contar lhes que as poucas vezes que ganhei carona com noruegueses ou foi porque eu pedi (cara de pau!!) ou nao eram noruegueses....serio mesmo!!....
Duas que sempre me oferecem carona nao sao norueguesas...uma é polonesa e a outra é da Russia...ambas trabalham comigo....
Uma outra que me oferece carona as vezes, é mae de uma das criancas do meu setor, mas ela é chinesa....super simpatica, por sinal!!
Outro dia, pedi carona pra uma companheira (norueguesa) de trabalho, após o termino de uma reuniao....eu estava cansada, ja eram 21:00 e ela mora pertinho de casa....sabe oque ela me disse: "nao tem lugar, porque a cadeirinha do bebe ocupa muito espaco"...e eu pensei: "putz, eu devo ter um "senhor" traseiro, pois ela tem so uma cadeirinha atras no carro, e nao tinha lugar para mim??"...uiuiuiui
Tem alguns dias que comeco as 7 hs da manha no trabalho...claro que sao so 12 minutos da minha casa ate o trabalho, mas se alguem passa por vc e te conhece e vai por mesmo local, por que nao te da uma carona??...pois e, elas passam, me veem, dao um tchauzinho e seguem em frente!! é possivel algo assim??...sim, é totalmente possivel na Noruega....
Dia desses, estava um chuvao, eu estava indo pra casa...saindo do trabalho, dei de frente com uma companheira de trabalho que estava indo pra casa tb, e iria passar por onde eu moro, vcs acreditam que ela teve a capacidade de abaixar o vidro do carro e dizer : "Ha det bra,Kelly vi snakkes i morgen!!"...(Tchau Kelly, a gente se ve amanha!)...fechou o vidro e foi embora...hahahaha...eu fiquei assim a ver navios...hahaha....
Mas, e quando é a gente que para o carro e oferece carona??...sim,dai vem a surpresa!!...eles ficam em choque!!...da pra notar na expressao deles a surpresa por eu ter parado o carro e oferecido carona...hahaha...acho que eles ficam ate sem graca!! uma outra deu uma desculpinha esfarrapada e nao aceitou...hehehe
Mas, tem alguns casos raros à parte, como uma amiga minha de trabalho...ela é norueguesa tb e tem um humor pra la de otimo...a gente se diverte e ri muito no trabalho...acreditem ou nao, ela ate me emprestou o carro dela um dia desses que eu tinha que ir a farmacia e estava chovendo...assim, milagres acontecem tb na bela Noruega!! (@..@)
Sao desconfiados?? sao timidos?? tem medo de oferecer e voce nao aceitar?? ou simplesmente, nao gostam de dar carona e ponto final!!
Resumindo: nao dar carona, mesmo embaixo de chuva, tempestade de neve, terremoto, etc etc é parte da cultura norueguesa...nao precisa insistir!! nao precisa esperar!! a nao ser que vc seja muito cara de pau e ja va pedindo, caso contrario, pode preparar as perninhas para andar...:D

Sim, mas apesar das diferencas a gente se diverte....hoje em dia eu mas rio do que acho estranho esses lances...mas é incrivelmente fantastico experimentar essas coisas em uma terra totalmente diferente da nossa!!!



Tenham dias felizes 
e harmonicos
 e 
com muita paz!!!


10 comentários:

Prof. Jarmuth disse...

Que des nlícia poder ler suas preciosas informações no seu blog, cara Kelly!
Vai ser muito bom saber sobre esse modo de vida diferente e tão distante da gente!
Vou divulgar seu blog na página dos Ex-alunos do TCC e assim mais colegas podem saber de suas notícias e da sua bela família!
Sugiro colocar umas fotos de sua cidade natal e assim o pessoal fica sabendo como isso aqui também é belo!
Parabéns e um grande abraço,

seu ex-professor e amigo,

jarmuth

Anônimo disse...

Adoro quando voce escreve e tudo que voce escreve. Até consigo iamginar as cenas pela sua descrissão. kkkkk então, norugas não dão carona, hein. Bom saber, se um dia eu for ai, não vou nem arriscar pedir kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Beijocas, Kelly

Marciatelly@hotmail.com

Anônimo disse...

Kelly, eu queria comecar a estudar aqui tambem, mas nao poderia fazer o mesmo curso que voce esta fazendo porque eu nao terminei o segundo grau no Brasil. Assim, um conselheiro veio falar comigo me recomendou a terminar o segundo grau, ao mesmo tempo que eu melhorava o noruegues.Nas ferias vou trabalhar com os idosos com extrahjelp e estou super feliz.
suas dicas sao sempre otima. Beijocas para voce e sua familia.

Lidiane Andersen

Anônimo disse...

Obrigada por suas deliciosas narrações, estão sendo preciosidades para mim. Estou planejando ir à Noruega dentro de um ano. Sou fascinada pelo país. Tive a oportunidade à três anos atras porém fui para o Alaska (lugar maravilhoso). Moro nos EUA e estou planejando com amigos daqui este passeio, gostaria de obter mais informações sobre lugares que não deveria deixar de conhecer. Se você tiver a chance, já agradeço.
Beijos, Lulu

Anônimo disse...

oi, kelly. tenho um amigo de viagem norueguês. vamos fazer a terceira viagem juntos. ele tem 32 anos e gostaria de presenteá-lo no seu aniversário. como bom norueguês, ele duz que pode comprar tudo que é do brasil aí na noruega. você tem alguma sugestão de presente do brasil que eles costumam gostar? obrigada, silvia

Diego Sant'Ana disse...

Parabéns pelo blog! Realmente morro de inveja de você! hahaha! Sonho todos os dias em ir para a Noruega, eu sonho desde a infância, mas pra mim é bem impossível. Sou publicitário formado mas não atuo na área, sou músico profissional, pior ainda! hahaha! Espero algum dia juntar uma grana pra passar pelo menos uma semana aí! Parabéns!! Beijos!

Anônimo disse...

Olá, estou chegando em Bergen no proximo dia 30 de Agosto para um periodo de um ano e como vou sozinho, logicamente vou precisar do bom e velho acolhimento que só nós brasileiros temos, principalmente por ouvir tantas vezes q a Noruega tem um dos maiores indices de depressao e suicidio, entao se voce conhece algum brasileiro(a) em Bergen pode por favor me passar o contato? Meu email é edebrito@gmail...muito obrigado Erasmo.

marjory disse...

Olá , gostaria de saber como e o preconceito contra imigrantes e negros aí na Noruega , pois já li relatos sobre repressão de imigrantes aí e gostaria de ir para estudar mas morro de medo de sofrer preconceito por ser negra.

Fabby Salvador disse...

Nossa!
Que blog fantástico, achei super.
Em dezembro de 2013 fui para Buenos Aires e conheci um norueguês que era muito divertido, educado e risonho.
A partir disso fiquei curiosa pra conhecer a Noruega e sua cultura e seu blog esclareceu muita coisa.
Bjos

Anônimo disse...

Estou sonhadora depois que vi seu blog, quero muito um futuro para minha filha em um pais menos machista e estou fazendo de tudo para isso.
Ass: Denise